Com o auditório completamente lotado de personalidades do mundo político e empresarial alagoano aconteceu na noite desta sexta feira a entrega do Prêmio José Aprígio Vilela de Gestão Pública Responsável e Empreendedora, evento em sua terceira versão promovido pelo Instituto Brasileiro de Municipalismo, Cidadania e Gestão – Instituto Cidadão.
O evento premiou os 5 municípios que se destacaram no cenário político ala-goano com as melhores ações de desenvolvimento social e administração pú-blica responsável. Foram premiados os prefeitos de Arapiraca Luciano Barbo-sa, de Atalaia Chico Vigário, de Junqueiro Fernando Pereira, de Cajueiro Antonio Palmery e de Piranhas Milena Freitas.
Na oportunidade também receberam a Medalha do Mérito Dom Hélder Câmara o Vice-governador José Thomaz Nonô, o superintendente do Sebrae/AL Mar-cos Vieira e o delegado titular do 7º D.P. Denisson Albuquerque.
Para o vice-governador é uma honra receber uma comenda que leva os nomes de quem sempre se dedicou a cidadania. “José Aprígio era uma unanimidade em Alagoas e Dom Hélder uma figura extraordinária. Esta noite é de muita alegria e reconhecimento. O Instituto Cidadão pinçou os melhores gestores, e hoje temos aqui a pessoas excelentes que elevam Alagoas a patamares mais altos. Para essas pessoas eu digo: muito obrigado!“, declarou Thomaz Nonô.
O presidente do Instituto Cidadão, Pedro Oliveira ressaltou a forma criteriosa da escolha da Comissão Especial de Atividades Institucionais. “Há uma avalia-ção rígida dos municípios. O Instituto é parceiro daqueles que querem contribuir para uma nova Alagoas”, afirmou Pedro Oliveira, concluindo com a frase “Sei que não dá pra mudar o começo, mas se a gente quiser dá pra mudar o final”.
Para a prefeita de Piranhas Melina Freitas é uma honra ser merecedora do prêmio. “Esse é o ‘Oscar’ da gestão pública, que reconhece aqueles que bus-cam o desenvolvimento e o progresso em suas cidades”, disse a prefeita.
Durante a solenidade, o secretário do Planejamento e Desenvolvimento Eco-nômico Luiz Otávio Gomes foi homenageado com o honroso titulo de “Cidadão Benemérito”
Estiveram presentes a solenidade o vice-governador José Thomaz Nonô, que também na ocasião representou o governador Teotônio Villela Filho, o secretá-rio de Planejamento e Desenvolvimento Luiz Otávio Gomes, o deputado federal Rui Palmeira, o deputado estadual Joãozinho Pereira , os desembargadores Washington Luiz e Nelma Padilha, a secretária de Turismo, Danielle Novis, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Alagoas, Omar Coelho, a Controladora Geral do Estado Rosa Tenório, a diretora técnica do SEBRAE/AL Renata Fonseca, o procurador-geral de Justiça substituto Sérgio Jucá, o diretor presidente da ALGÁS Geoberto Espírito Santos, o presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Alagoas, Antonio Carlos Lessa, além de vereadores e lideranças políticas de vários municípios.
PRÊMIO – O prêmio é conferido anualmente a 05 (cinco) municípios que te-nham obtido no exercício destaques positivos nos itens: Desenvolvimento So-cial; Geração de Emprego e Renda; Administração Moral e Legal; Programas de Saúde; Programas de Educação;Projetos de Apoio ao Micro e Pequeno Empresário; Administração Empreendedora; Gestão Participativa, Defesa e Preservação do Meio Ambiente.