Hemoal realiza coleta de sangue no Centro de Maceió

Olival Santos/SesauOlival Santos/Sesau

Diante de um estoque de sangue abaixo do limite mínimo permitido – já que necessitaria de no mínimo 300 bolsas, mas até às 12h desta segunda-feira (19) só possuía 253 –, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza coleta externa no Centro de Maceió. A ação acontece nesta terça-feira (20), das 8h às 16h, no Calçadão do Comércio, visando formar um estoque suficiente para atender à demanda de transfusões do Natal.

Para isso, a direção do órgão apela para que os voluntários possam se candidatar à doação de sangue, que também pode ser realizada no prédio central, localizado no bairro Trapiche, sempre de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 8h às 12h. Os doadores também podem procurar a unidade do Hemoal Farol, que está localizada no Hospital do Açúcar, na Avenida Fernandes Lima, atendendo das 8h às 11h.

No interior, as doações podem ser realizadas no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), situado na rua Dr. Geraldo Barbosa Lima, no Centro de Arapiraca. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, para atender aos voluntários do Agreste e Sertão que não podem se deslocar para Maceió.

“Fazemos um apelo para que a população compareça ao Hemoal, ao posto do Hospital do Açúcar, ao Hemoar, em Arapiraca, ou ao Centro de Maceió nesta terça-feira. Nossa situação é preocupante, porque estamos às vésperas de uma data em que o consumo de sangue duplica e nosso estoque está deficitário das tipagens O, B e A Negativos”, informou a assistente social Elisabete Leão.

Quem pode doar sangue – Para se candidatar à doação é necessário ter idade entre 16 e 67 anos, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto, segundo especificação do Ministério da Saúde (MS). No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos pais, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal.

Além destes pré-requisitos, o voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. É indispensável, que o candidato à doação compareça bem alimentado. Em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses de intervalo para os homens e três para as mulheres.

Fonte: Ascom Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário