Um cabo do Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv), cuja identidade não foi confirmada oficialmente, foi preso na noite desta quinta-feira, dia 29, após ser flagrado por um superior cobrando propina de turistas cearenses.
Ironicamente, a irregularidade foi flagrada pelo oficial no comando da operação dentro do posto da Polícia Militar de Alagoas, localizado no Trevo do Pólo.
A blitz, intitulada Paraíso das Águas, envolvia militares do BRPv, 5ª Cia de Marechal Deodoro e 1º BPM, e visava ao combate do tráfico de entorpecentes e armas na região e ocorre de forma sistemática nas barreiras montadas no Estado.
Segundo informações colhidas no local, o cabo teria abordado o condutor da caminhonete de cor branca e placa HVF 6357/Juazeiro do Norte (CE) e após algumas argumentações, teria encaminhado o motorista para dentro do posto, levantando suspeitas do oficial. Achando estranho o procedimento adotado, o oficial se dirigiu ao posto e percebeu que o cabo tentava esconder sob o pé a documentação do motorista.
Com a CNH, havia R$ 100, em duas cédulas de R$ 50. Ao questionar o motorista, o mesmo teria afirmado que o dinheiro era exigência do cabo, uma vez que ele não possuía nota fiscal das mercadorias transportadas na carroceria da caminhonete.
O cabo foi autuado em flagrante delito pelo crime de concussão (de acordo com o Código Penal é o ato de exigir para si ou para outrem, dinheiro ou vantagem em razão da função que exerce). A reportagem do Alagoas24Horas entrou em contato com o supervisor de operações do BPRv, que confirmou a prisão. O militar deve ser transferido ainda hoje para o Presídio Baldomero Cavalcanti.