Procon Comunitário seleciona estudantes

Levar cidadania as comunidades menos favorecidas e tornar os jovens multiplicadores dos direitos do consumidor estes são objetivos do Procon Comunitário. “O projeto é uma parceria do Estado de Alagoas com o Governo Federal, através do PronsciI, e visa capacitar as pessoas que moram em regiões com pouco acesso à informação sobre a relação de consumo. Tornando-as aptas a conhecer os seus direitos como consumidor e ensinando-as a exigi-los”, ressalta a coordenadora executiva, Ivana Broad Rizzo Silva.

O Procon Comunitário vai agraciar em Maceió 8 bairros e 12 municípios alagoanos. O processo de seleção dos jovens multiplicadores começou no início de março nas escolas da capital. O estudante interessado em participar deve ter entre 16 e 18 anos, ser um bom aluno e estudar no bairro que seja contemplado pelo projeto (Benedito Bentes, Bebedouro, Eustáquio Gomes, Feitosa, Vergel e Salvador Lyra). A partir destes requisitos ele vai poder participar da avaliação. “Dividimos em três etapas. A primeira é feita uma redação sobre educação para o consumo, depois uma prova de conhecimentos básicos de informática e por último uma entrevista para observar o desempenho”, explica à coordenadora.

Cada escola vai ter dois jovens multiplicadores e mais dois treinados que ficarão no cadastro de reserva. Os escolhidos vão receber por dois anos uma bolsa de R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais) e terão que desempenhar o papel do Procon na comunidade. ”Estas escolas vão servir de posto de atendimento para a região. O Procon/Al vai fornecer toda infra-estrutura necessária para desenvolver os trabalhos, desde mobília, telefone, material de escritório e os custos operacionais. Pretendemos com esta ação incentivar os professores a colocar também no currículo escolar a disciplina educação para o consumo”, esclarece Ivana.

Terminada esta fase, o Procon Comunitário vai atuar nas 12 cidades do interior do Estado. A escolha destes pólos foi baseada no fator geográfico. “Nosso interesse é atingir os 102 municípios. Na qual as cidades pólos vão abranger as cidades circunvizinhas. Através do ônibus itinerante a população dessas regiões vai contar com atendimento e audiência. Outra novidade é que além destes serviços vamos levar sempre um curso de capacitação que será desenvolvido em diversas áreas (reciclagem, educação para o consumo, entre outros). Tudo isso de acordo com as necessidades do comercio local. Pois vamos fazer um diagnóstico dos comerciantes. Nosso intuito é mostrar o Procon como órgão conscientizador e não punitivo”, finaliza.

Nas cidades do interior também vai seleção nas escolas. E o critério de seleção será o mesmo. Ao todo vão ser beneficiadas diretamente com o projeto 40 jovens, sendo 16 na capital e 24 no interior. De acordo com o superintendente do Procon/Al, Rodrigo Cunha, o projeto irá levar a todas as micro-regiões de Alagoas o acesso a um órgão de defesa do consumidor. “O objetivo é descentralizar o atendimento e levar cidadania ao interior do Estado”, enfatiza Cunha.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário