Chances perdidas, gol mal anulado e problemas na defesa. Tudo indicava que o Palmeiras seria derrotado e teria sua crise ampliada com um novo resultado negativo, agora no Campeonato Brasileiro. Porém, um gol de Keirrison aos 48min do segundo tempo mudou a situação do time alviverde neste sábado e assegurou o empate por 2 a 2 com o Atlético-PR na Arena da Baixada.
A igualdade deixou o Palmeiras com 12 pontos, na quarta colocação da Série A. O Vitória, que venceu o Botafogo, ultrapassou o time paulista e assumiu o terceiro lugar. Já o Atlético-PR perdeu a chance de obter seu primeiro triunfo em casa no torneio e ficou com cinco pontos, ainda na zona de rebaixamento.
De volta ao esquema 4-4-2, o Palmeiras tentou começar o confronto com uma postura ofensiva, mas esbarrou na forte marcação adversária. Desta maneira, a partida seguiu truncada, com muitas faltas e com chances criadas, principalmente, em lances de bola parada.
Com mais de vinte faltas nos primeiros 30 minutos, os ânimos dos dois times chegaram a se exaltar em alguns momentos, mas sem maiores conseqüências até o intervalo. Tanto Atlético-PR e Palmeiras ainda tiveram uma oportunidade clara nos minutos finais, impedidas por boas defesas dos goleiros.
"As duas equipes estão marcando com pressão porque precisam da vitória. Por isso, o jogo está quente. Pela necessidade do resultado, a partida ficou bem aguerrida", comentou Pierre no intervalo. "Acho o que o jogo está bem igual. A partida será decidida no detalhe. Os dois lados tiveram uma chance boa e está tudo equilibrado", completou Marcão.
Na etapa final, Luxemburgo promoveu as entradas de Obina e Ortigoza, deixando o Palmeiras com três atacantes. Porém, foi o Atlético-PR que voltou melhor e conseguiu sair na frente aos 6min com gol de cabeça de Rafael Santos.
Com pouca criatividade no meio-campo, o clube alviverde apostou nos erros dos anfitriões. E teve sucesso aos 23min. Obina aproveitou falha de Vinícius e deixou o duelo novamente empatado. Depois disso, o Palmeiras seguiu motivado e com boas chances. Contudo, foi o Atlético-PR que fez o segundo, aos 34min, com Marcinho.
Depois disso, o time do Parque Antarctica voltou a pressionar. Obina ainda teve um gol anulado de maneira errada no fim, mas Keirrison conseguiu o empate aos 49min da etapa final.
Agora, as duas equipes terão mais uma semana para trabalhar de olho na oitava rodada do Campeonato Brasileiro. O Atlético-PR volta a atuar na Arena da Baixada no próximo sábado contra o Corinthians, enquanto o Palmeiras enfrenta o Santos no dia seguinte, no Parque Antarctica.
ATLÉTICO-PR 2 X 2 PALMEIRAS
Data: 20/06/2009 (sábado)
Local: Arena da Baixada, em Curitiba
Árbitro: Alício Pena Junior (MG)
Auxiliares: Márcio Eustáquio Santiago (Fifa-MG) e Guilherme Camilo (MG)
Cartões amarelos: Paulo Baier, Rafael Santos, Antônio Carlos (ATL); Wendel, Willians, Pierre, Maurício Ramos, Obina (PAL)
Gols: Rafael Santos, aos 6min, Obina, aos 23min, Marcinho, aos 34min, Keirrison, aos 48min do segundo tempo
Atlético-PR
Vinícius; Rhodolfo, Antonio Carlos e Rafael Santos; Zé Antônio (Renan), Valencia, Rafael Miranda, Paulo Baier (Wesley) e Márcio Azevedo; Marcinho e Rafael Moura
Técnico: Waldemar Lemos
Palmeiras
Marcos; Wendel, Maurício Ramos, Marcão e Armero; Pierre, Jumar (Deyvid Sacconi), Cleiton Xavier e Diego Souza (Obina); Willians (Ortigoza) e Keirrison
Técnico: Vanderlei Luxemburgo