Alagoas se prepara para participar da 1ª Conseg (Conferência Nacional de Segurança Pública), que vai acontecer de quinta-feira (27) a domingo, em Brasília. O objetivo do evento é discutir pela primeira vez, com a sociedade, a construção de uma nova política de segurança pública com cidadania.

A delegação alagoana será formada por 30 representantes, sendo 17 da sociedade civil e 13 integrantes do governo e profissionais de segurança. O secretário de Estado da Defesa Social, Paulo Rubim participará do evento como gestor público e vai defender a proposta de desmilitarização das polícias militares.

Na etapa estadual da conferência, realizada no mês passado, participaram cerca de 400 pessoas, entre gestores públicos, profissionais de segurança, representantes de entidades de classe e lideranças comunitárias.

Durante os três dias, os participantes se dividiram na discussão de sete eixos temáticos, dentre eles, gestão democrática, controle social e externo, financiamento e gestão da política pública de segurança; repressão qualificada da criminalidade; prevenção social do crime e da violência e construção da paz e diretrizes para o sistema penitenciário.

As principais diretrizes aprovadas foram a implantação da Polícia Comunitária como novo modelo de segurança pública e do piso salarial unificado para todas as polícias. Outro tema que dominou os debates foi a desmilitarização das polícias militares, que deixariam de ser uma Força Auxiliar das Forças Armadas, passando a ser uma Força Pública.

Veja Mais

Deixe um comentário