A Unidade Móvel do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) estará neste sábado (24) realizando coleta de sangue na Faculdade Tiradentes (Fits), situada no bairro Cruz das Almas, em Maceió. A ação solidária acontece das 8h às 16h e tem o objetivo de atender àqueles que desejam se candidatar à doação voluntária, mas não dispõem de tempo para se deslocar até a sede do órgão, localizada no bairro Trapiche, próximo ao Estádio Rei Pelé.

Para se candidatar à doação, é necessário que o voluntário esteja em perfeito estado de saúde, tenha idade superior a 18 anos, 50 kg e porte um documento de identificação com foto. Além destes pré-requisitos, o doador não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos, segundo especifica o Ministério da Saúde (MS).

Também não é permitida a doação para as gestantes e lactantes. No caso dos homens, uma nova doação pode acontecer após dois meses e para as mulheres esse prazo se estende para três. O voluntário deve comparecer ao local de doação alimentado e não pode ter ingerido bebida alcoólica pelo menos 12 horas antes de se candidatar à doação de sangue.

Medula Óssea – Também no sábado, a equipe de captação do Hemoal realiza um dia de sensibilização sobre a importância da doação de medula óssea. O objetivo é aumentar o número de alagoanos cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), que hoje ultrapassa a casa dos 7 mil.

Isso porque, a probabilidade de encontrar um doador compatível com um paciente é pequena, pois um em cada 100 mil brasileiros tem a Medula Óssea igual aos pacientes que necessitam do transplante, que pode salvar vítimas da leucemia.

“Queremos aumentar o número de alagoanos cadastrados no Redome e, para isso, estamos realizando esta sensibilização entre os acadêmicos da Fits e a comunidade de Cruz das Almas, mostrando que o transplante é um procedimento simples, sem prejuízos à saúde do doador”, ressalta a diretora do Hemoal, Verônica Guedes.

Veja Mais

Deixe um comentário