Ainda não foi desta vez que a torcida do Vasco comemorou o retorno à Série A. Neste sábado, no Castelão, em Fortaleza, o time da Colina empatou com os donos da casa em 1 a 1, pela 33ª rodada da competição, e vai precisar esperar mais um confronto para garantir o acesso. As vitórias de Figueirense sobre o Brasiliense por 4 a 0, na Boca do Jacaré, e da Portuguesa diante do Guarani por 3 a 0, em Campinas, adiaram a festa cruzmaltina.
Na próxima rodada, o Vasco vai encarar o Juventude, no Maracanã. A equipe, que lidera a competição com 67 pontos, vai precisar apenas de uma vitória para garantir o retorno à Série A. O Fortaleza, que soma 33 pontos, caiu para penúltima colocação e segue na luta contra o rebaixamento.
Cariocas jogam melhor, mas esbarram na boa atuação do goleiro Tricolor
Disposto a matar o jogo logo no início, o Vasco começou melhor a partida. Logo aos três minutos, Alex Teixeira passou por dois adversários, entrou na área e chutou em cima dos zagueiros. Na sobra, Ernani arriscou da intermediária e a bola por cima do gol de Douglas. O sol castigava os jogadores em campo, prejudicando um pouco o espetáculo.
Os cariocas seguiram pressionando e tiveram mais duas chances. Na primeira, aos seis, Fernando aproveitou cobrança de escanteio e chutou para defesa de Douglas. No minuto seguinte, Titi recebeu pelo lado direito da grande área e bateu de canhota. O camisa 1 do Fortaleza voltou a salvar o Tricolor.
A partir daí, a partida ficou igual. O Vasco assustava nos contra-ataques em velocidade, e o Fortaleza buscava os lances para o atacante Marcelo Nicácio. Aos 20, o atacante recebeu na entrada da área e chutou por cima do gol de Fernando Prass. O Tricolor teve uma outra chance aos 30. Luiz Carlos passou por um adversário e ficou de frente para o camisa 1 vascaíno, que fez a defesa.
O Vasco voltou a assustar aos 35. Allan fez um ótimo lançamento para Paulo Sérgio pelo lado direito da grande área. O jogador cruzou na cabeça de Adriano, que errou a finalização e perdeu uma chance clarar de abrir o marcador. Cinco minutos depois, Elton recebeu na área, girou e chutou para defesa de Douglas.
Gols saem na etapa final, e Pimpão fratura o braço no fim
Na etapa final, o Fortaleza foi quem começou melhor. Aos quatro, Eusébio tabelou com Marcelo Nicácio e chutou da entrada área. O goleiro Fernando Prass se esticou todo para fazer a defesa. A resposta do Vasco aconteceu dois minutos depois. Alex Teixeira foi lançado pela esquerdo, passou pelo zagueiro, invadiu a área e chutou para a intervenção de Douglas.
Aos sete, o Fortaleza abriu o marcador. Dedé fez ótima jogada e tocou para Bismark já dentro da área. O meia passou por Titi e chutou sem defesa para Fernando Prass. O lance causou um grande mal estar entre os jogadores do Vasco. Elton e Amaral discutiram por conta de uma falha de marcação até a nova saída de bola por parte dos cariocas.
Após o bate-boca, o Vasco colocou a cabeça no lugar e demorou dois minutos para empatar o jogo. Paulo Sérgio tabelou com Elton e entrou na área. Com estilo, o lateral tocou por cima de Douglas para igualar o marcador. O Fortaleza voltou a assusta aos 24. Elton cruzou e Saulo desviou. A bola foi para fora.
Os donos da casa seguiram assustando mais do que os cariocas. Aos 35, Marcelo Nicácio quase desempatou. O jogador recebeu cruzamento na área e deu um leve toque. A bola passou na frente do gol de Prass. Aos 42, Rodrigo Pimpão ainda teve uma ótima chance de virar o marcador no fim do jogo, mas errou a finalização e mandou longe do gol do Fortaleza. No lance seguinte, o jogador fraturou o braço e deixou o campo de jogo.
Magno ainda perdeu uma ótima oportunidade de virar o marcador. O jogador recebeu pela direita, passou por um adversário e chutou. O goleiro Douglas fez uma ótima defesa.