Documentário mostra história do Fandango

DivulgaçãoDivulgação

Está marcado para o próximo dia 17 de novembro o lançamento do documentário e Mostra Fotográfica:“Fandango do Pontal da Barra" realizado sob a direção do jornalista, Glécio Rodrigues. O local do evento será o museu Théo Bradão, Avenida da Paz,1490, Centro de Maceió, a partir das 19 horas. Em formato digital, com 21 minutos de duração, o documentário será exibido no pátio do Museu e logo após contará com a apresentação do Fandango no local.

O documentário aborda os diversos discursos históricos, contrapondo opiniões divergentes, analisando a importância do folguedo para comunidade do Pontal da Barra.

O vídeo é apresentado por personagens como: mestre, contra mestre e moradores do bairro, expondo opiniões diferentes sobre o tema. Os depoimentos foram tomados tendo como cenário o bairro do pontal.

O Fandango do Pontal esta situado na sede da colônia dos pescadores no Pontal da Barra, Rua Doutor Hernandes Bastos, 188 – CEP: 57.010-850. Grupo existente desde 1930. Foi resgatado por Valéria e Vavá em 2001 depois de um tempo sem atuar. Faz parte dele o Mestre Panchu.

Nas regiões Norte e Nordeste do Brasil o fandango é um espetáculo popular que engloba romance, dança, música, anedotas, ditos, lendas e orações. É uma festa em homenagem aos marujos, que acontece na época natalina. É também conhecido como marujada, barca, chegança dos marujos. O fandango é um auto popular, já tradicional no início do século XIX e constitui-se numa convergência de cantigas brasileiras e de chácaras portuguesas (narrativas populares em versos), distinguindo-se a Nau Catarineta.

O espetáculo desenvolve-se em um tablado, armado em frente à igreja ou em qualquer outro local ao ar livre, previamente escolhido. O elenco é composto pelo mar-e-guerra, imediato, médico, piloto, mestre, contra-mestre, duas alas de marujos e dois palhaços, o Vassoura e o Ração. Os personagens vestindo fardas de oficiais da Marinha e marinheiros cantam e dançam ao som de uma orquestra de corda (violino, viola e violão) podendo também aparecer o cavaquinho e o banjo. Há um cortejo de abertura que canta e recita episódios da vida no mar.

O Pontal da Barra é um bairro habitado por pescadores que retiram da lagoa e do mar o sustento da família. De uma beleza inconfundível, o bairro é admirado por todos os turistas que chegam à capital, seja adquirindo o típico artesanato ou saboreando os pratos feitos à base da lagoa ou do mar. A única rua, estreita e ocupada por artesãos, pescadores bares e restaurantes, sempre está movimentada. Os becos também guardam o romantismo do lugar, com gente nas calçadas, confeccionando de produtos artesanais.

A Realização do Lançamento e Mostra é do Museo Theo Brandão, Produção Glécio Rodrigues, Cenário Fernanda Guimarães Xavier, Design Geanny Galvão e Assessoria de Comunicação Keka Rabelo.

Serviço:
Lançamento Vídeodocumentario e Mostra Fotográfica: “Fandango do Pontal da Barra.”
Apresentação do Fandango do Pontal da Barra as 19h no pátio do Museu Theo Brandão

Dia 17 de Novembro
Hora: 19h
Local: Museu Théo Brandão (Avenida da Paz,1490, Centro de Maceió)
Período da Mostra Fotográfica: 17 de novembro a 2 de dezembro
Mais Informações: 82 3221 2651/ 8805 3739

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário