A Prefeitura de Marechal Deodoro iniciou nesta terça-feira uma nova fase para incrementar o turismo do município. Por meio de intercâmbio entre a Secretaria Municipal do Turismo e a Transamérica Turismo, 160 turistas europeus desfrutaram de um inesquecível passeio pela Lagoa Manguaba. O grupo foi recepcionado pelo secretário municipal do Turismo e Comunicação Carlos Roberts, que representou o prefeito Cristiano Matheus, saudando os visitantes em três diferentes idiomas.
Os turistas franceses, ingleses, portugueses e espanhóis embarcaram nos barcos Pavãozinho II, Massagueira I e Cristal Mar I. Durante todo o trajeto as belezas naturais da Ilha das Cobras e Prainha chamaram a atenção dos europeus. “As potencialidades do turismo de Marechal Deodoro não se resumem apenas à praia do Francês. O turista que vier aqui tem que conhecer, também, a Massagueira e Barra Nova, que têm uma gastronomia de primeira linha. Isso sem contar com os monumentos barrocos e o nosso artesanato, que é conhecido no mundo inteiro. A vinda desses turistas representa o início de uma nova era para o turismo no município, que estava completamente abandonado. O prefeito está intensificando os trabalhos de infra-estrutura, que possibilitaram a vinda de mais turistas para Marechal Deodoro.
Para o empresário Afonso D’acal, da empresa Transamérica, com a administração de Cristiano Matheus o município de Marechal Deodoro tem tudo para se desenvolver turisticamente. “Estou acompanhando o seu trabalho nesses onze meses à frente da Prefeitura. Já é possível sentir a mudança. A vinda desses turistas europeus é o passo inicial para a retomada do crescimento turístico do município”, disse o empresário Afonso D’acal.
Projetos
A proposta do governo Cristiano Matheus é transformar Marechal Deodoro no principal pólo turístico do Estado. Ele justifica a proximidade com a capital Maceió como fator determinante para alavancar o turismo. “Marechal tem história, tem cultura, tem uma gastronomia peculiar e um potencial turístico gigantesco. O prejuízo com más administrações é incalculável, mas faremos o possível para mostrar aos alagoanos e aos turistas do mundo, que muitas vezes visitam Marechal e saem pensando que é Maceió, que essa terra tem muito a oferecer. Estamos trabalhando numa campanha ostensiva de marketing para mostrar o que Marechal tem a oferecer para os nativos e o turista de qualquer parte do mundo”, destacou o prefeito.
O primeiro passo já foi dado pelo secretário Carlos Roberts, com a política de intercâmbio com as empresas de turismo. O objetivo é fazer com que o turista tenha a oportunidade de conhecer, também, a parte histórica de Marechal Deodoro. “Vamos desenvolver um roteiro que envolve a nossa gastronomia, a nossa história e todo o potencial turístico que o município oferece. Marechal não é só o Francês, como muita gente pensa. A praia do Francês é fantástica. É um cartão postal maravilhoso, mas também temos a Massagueira, a Barra Nova, a Santa Rita. Temos prédios tombados que impressionam que gosta de história. Vamos oferecer ao turista tudo o que ele precisa para conhecer nossas riquezas. Nossa missão será garantir a estrutura, porque a riqueza e a beleza já foram abençoadas por Deus. O objetivo é que cada turista que visite Marechal indique pelo menos mais um. Queremos Marechal economicamente viável o ano todo e não somente na alta estação”, enfatiza o prefeito.