A direção do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza coleta externa de sangue, nesta sexta-feira (11), no estacionamento da Igreja Católica do condomínio Aldebaran. A ação, que acontece das 10h às 17h, faz parte do projeto de descentralização do órgão, que visa facilitar o acesso dos voluntários alagoanos à doação de sangue.
Para atender aos candidatos à doação de sangue com agilidade e eficiência, o Hemoal disponibilizou uma equipe multidisciplinar para atender aos voluntários. Aqueles que desejem se candidatar à doação na sede do órgão, situada próximo ao Estádio Rei Pelé, no bairro Trapiche, o atendimento acontece até às 18h e, nos sábados, das 8h às 12h.
Já para os voluntários que residem no Agreste e Sertão do Estado, as doações podem ser realizadas na sede do Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), situada na rua Geraldo Barbosa Lima, no Centro de Arapiraca. Para se candidatar à doação – cujo gesto pode salvar até quatro vidas – o voluntário deve ter idade superior a 18 anos, 50 kg e portar um documento de identificação com foto, segundo especificação do Ministério da Saúde.
Além destes pré-requisitos, ele não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e, após os 10 anos, hepatite. As gestantes e lactantes não podem doar sangue e deve ser respeitado um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres, caso desejem se candidatar à doação novamente.