A Câmara Municipal de Maceió homenageia durante sessão solene nesta segunda-feira (21) diversas personalidades que destacaram-se ao longo de suas vidas no avanço da educação em Alagoas e em Maceió.
A solenidade acontece no auditório da Faculdade Integrada Tiradentes – Fits, sede provisória do Poder Legislativo Municipal e terá às 9h.
A Comenda Jarede Viana foi instituída em novembro deste ano e tem como objetivo agraciar professores, mestres, doutores e personalidades que se destacaram no seguimento da educação no Estado e em Maceió.
Jarede Viana
Jarede Viana era professora e feminista ativa, participou de importantes lutas para o desenvolvimento de Alagoas e do Brasil. No final dos anos 60, como militante da Ação Popular – organização política de esquerda, ligada a Igreja Católica onde engajou-se na luta contra o regime ditatorial.
Já nos anos de 70, lutou pela anistia, coerente com sua postura em defesa da democracia e do direito das minorias, assumiu a luta na Associação dos Professores de Alagoas – Apal, hoje Adufal -, pelos Direitos Humanos, pela igualdade das mulheres e pelas “Diretas já”, entre outros movimentos históricos de ação política.
Perseguida pelos órgãos de repressão política foi fichada na Polícia Federal, proibida de ser patrona da formatura de uma turma de estudantes e vetada de renovar contrato de professora da Ufal.
Como professora, ensinou em todos os níveis, foi dirigente do Ensino Supletivo da Secretaria de Educação do Estado, professora de Educação de Jovens e Adultos do curso de pedagogia da Ufal e supervisora da Etfal, hoje, Cefet.
Em 1982, participou da fundação da União das Mulheres de Maceió – UMMa, elegeu-se vereadora de Maceió. Foi coordenadora estadual da Marcha Mundial das Mulheres.
Em 2004, assumiu a Secretaria Municipal de Promoção do Turismo – Seturma, onde desenvolveu varias ações voltadas para o turismo de Maceió período em que representou a nossa capital em uma conferência mundial do Turismo na Argentina.
Em 7 de setembro de 2008 vítima de um câncer no intestino a maceioense Jarede Viana morreu, mas deixou uma história de luta e determinação para todo o Brasil.