Termina na sexta feira Projeto Golfinho edição 2015

AssessoriaAssessoria

A 9ª edição do Projeto Golfinho chega ao final na próxima sexta-feira (06), às 11h30, na Praia de Pajuçara, com a formatura da segunda turma de nemos, flippers e cações, como são identificadas as turmas de crianças participantes. Promovida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) e patrocinada pela Braskem, a colônia de férias reuniu 300 meninos e meninas entre 8 e 13 anos em atividades físicas e palestras educativas, todas ministradas de forma bastante lúdica.

Em 2015 o Projeto Golfinho inovou na seleção dos inscritos, dando preferência para alunos da rede pública de ensino. São dez anos de atividade, com a participação de mais de três mil crianças, em uma programação que também evoluiu, incorporando às tradicionais instruções (atividade física, primeiros socorros, prevenção de incêndios, salvamento aquático, civismo e cidadania) palestras educativas sobre dengue, prevenção às drogas, segurança na internet e bullying.

“O projeto não se destina somente ao lazer dessas crianças durante as férias. Estamos transformando-as em socorristas em potencial, falando sobre problemas que são realidade em suas casas, escolas e ruas, estimulando o espírito de equipe e cidadania. É um brincar diferente, brincar com responsabilidade, preparando uma geração melhor para um futuro melhor”, defendeu o tenente coronel Reinaldo Moura, do Grupamento de Salvamento Aquático (GSA), responsável pelo projeto.
Para Milton Pradines, Gerente de Marketing e Relações Institucionais da Braskem, o Golfinho é uma oportunidade de oferecer lazer diferenciado a crianças que não possuem tanta possibilidade de acesso às colônias de férias – fato que levou à preferência nas inscrições para alunos da rede pública de ensino para a edição deste ano.

“O Golfinho faz parte de nosso relacionamento com a comunidade e a adesão de tantos oficiais bombeiros, voluntários e crianças só reafirma que é um projeto a ser incentivado. Estamos muito felizes em ser parceiros do projeto em suas nove edições e com a sua retomada esse ano. E ainda mais contentes com a possibilidade de ampliá-lo em 2016, através da participação de outras instituições como parceiras”, disse Milton.

Voluntários bombeiros e civis
O Projeto Golfinho ocupa a praia de Pajuçara, em Maceió a cada ano, movido, também, pela dedicação de um grupo de voluntários bombeiros e civis, que doam seu tempo, habilidade e conhecimentos para proporcionar férias e aprendizados inesquecíveis para as crianças. Um deles, o soldado bombeiro José Augusto, ou “tio Jabes”, como é mais conhecido, ajudou a tornar o projeto ainda mais especial.
“Em outros estados do país temos projetos semelhantes, mas só em Alagoas temos músicas e coreografias especiais para a instrução. O soldado Jabes compõe as letras de acordo com o tema a ser trabalhado, grava em estúdio, cria a coreografia e ensina para as dançarinas, que também são bombeiras voluntárias, e então leva para as crianças na praia. E a cada ano ele ainda faz uma música especial para o projeto”, explicou a pediatra bombeira Meidja Christine, voluntária no Golfinho desde 2012.

Entre as criações de “tio Jabes”, estão ‘Passa o protetor’ e ‘O instrutor mandou dizer’, além de outras músicas sobre o perigo do uso de drogas e como não chegar perto da linha de afogamento no mar. Trabalhando a seu lado, a psicóloga Thássia Leão, novata no Projeto Golfinho, aborda o bullying com as crianças, ensinando-as como identificar os atos agressivos, sejam eles físicos ou psicológicos e pedir ajuda.

“Falo com eles também sobre autoestima, que eles devem gostar de si mesmo do jeito que são, e encontro aqui várias histórias, tanto de crianças que sofrem o bullying, como também de quem o pratica e, após a nossa conversa, param e refletem sobre o seu comportamento”, falou Thássia Leão.

Ao todo, estiveram envolvidos nesta edição, 35 bombeiros, cerca de dez profissionais (psicólogos, jornalistas, biólogos, recreadores e cuidadores para as crianças) e as ONGs Salsa de Praia e Criança Segura. Além disso, o Hotel Verdes Mares disponibilizou gratuitamente uma sala climatizada para a realização das palestras.

Sobre a Braskem
Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Com 36 plantas industriais distribuídas pelo Brasil, Estados Unidos e Alemanha, a empresa produz anualmente mais de 16 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos. Maior produtora de biopolímeros do mundo, a Braskem tem capacidade para fabricar anualmente 200 mil toneladas de polietileno derivado de etanol de cana-de-açúcar.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário