Esmal comemora hoje 20 Anos

A Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal) comemorará hoje 20 anos de funcionamento. A data será comemorada na sede da entidade e reunirá magistrados, servidores e autoridades do Judiciário alagoano.
O evento será aberto com um talk show, moderado pelo jornalista Flávio Gomes de Barros, e contará com as presenças dos presidentes das associações de classe de carreira jurídica discutindo o tema “Nossas Ferramentas de Trabalho: Visão Crítica”. Advogados, defensores públicos, promotores, procuradores de Estado, magistrados e representantes da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ) participarão das discussões.
A segunda parte da solenidade será a entrega da Comenda do Mérito Cívico Mestre da Cidadania – Desembargador Edgar Valente de Lima ao vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Gomes de Barros. “Pela condição de vice-presidente da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), pelo notório saber jurídico, contribuição à cultura nacional e, principalmente, pela condição de alagoano, o ministro Humberto Gomes de Barros é o nome ideal para esta homenagem”, afirma o diretor-geral da Esmal, desembargador José Carlos Malta Marques.
Instituída pela Resolução nº 02/2006, a Comenda é destinada a homenagear “quantos se tenham distinguido pela missão judicante, pelo cultivo do saber jurídico, pela ação política responsável e construtiva para os ideais da cidadania e para o aprimoramento democrático do Estado Brasileiro”.
Histórico
Criada pela Lei Estadual nº 4.804, de 9 de setembro de 1986, a Escola Superior da Magistratura tem como finalidade oportunizar meios à formação e ao treinamento a magistrados e servidores do Judiciário, bem assim sua atualização e aperfeiçoamento intelectual e técnico. Sua instituição, ao tempo em que atendeu a impositivo constitucional, acorreu a exemplo vitorioso exposto por diferentes países da Europa e das Américas, onde constante é a preocupação com a otimização das atividades da Justiça.
Segundo o desembargador José Carlos Malta Marques, a grande preocupação da Escola Superior da Magistratura nos dias atuais é a mesma da data de sua instalação: a busca por um magistrado ideal, adequado aos contextos da sociedade alagoana.
“Atualmente a Esmal está buscando o melhor na formação de magistrados e servidores. Estamos seguindo a mesma linha de preocupação, procurando situar os destinatários de nossos serviços nos dias atuais, cientes da realidade social e econômica que nos cerca, para que a prestação jurisdicional chegue sempre com uma melhor e mais útil qualificação”, explica.

Fonte: Assessoria Esmal

Veja Mais

Deixe um comentário