OAB pede apoio da PF no combate à corrupção eleitoral

Sionelly Leite/AlagoasComissão de Combate à Corrupção pede apoio a Polícia Federal

Comissão de Combate à Corrupção pede apoio a Polícia Federal

Para tentar combater a compra de votos em Alagoas, a Comissão de Combate à Corrupção da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas, esteve na manhã desta quinta-feira, 03, em reunião com o superintendente da Polícia Federal em Alagoas, José Pinto de Luna, para pedir apoio da instituição durante o período eleitoral.

Segundo o presidente da comissão, Paulo Brêda, já existem diversas denúncias de corrupção eleitoral, em Maceió e no interior do estado, que estão sendo investigadas. “Há fatos específicos de compra de voto, a maioria delas utilizando a máquina administrativa. São informações com lugares de armazenamento do material – documentos a dinheiro -, número de pessoas trabalhando para candidatos. Estamos apurando e fazendo mapeamento de tudo isso para então encaminharmos para a PF e para a corregedoria eleitoral”, explicou.

Paulo Brêda não falou de nomes, nem de valores que estariam sendo utilizados no esquema de compra de votos, apenas afirmou que é preponderante no interior de Alagoas. “Pela quantidade de pessoas envolvidas no esquema, dá para saber que é muito dinheiro destinado para a compra de votos”, completou.

Para Pinto de Luna é importante não somente a fiscalização por parte da comissão da OAB nos municípios como também nos andamentos dos processos que tramitam na Justiça. “É preciso cobrar do Tribunal (Regional Eleitoral) que desengavete os processos, pois tem muita gente interessado que permaneça parado para tentar a reeleição”, destacou Luna.

Luna se colocou à disposição da comissão e disse que pretende, junto com sua equipe, fazer visitas a cidades do interior para acompanhar o processo eleitoral. A medida, segundo ele, somada a fiscalização da comissão da OAB vai, de certa forma “inibir corrupção eleitoral nos locais fiscalizados”, completou.

Veja Mais

Deixe um comentário