A Procuradoria Regional do Trabalho em Alagoas (PRT), este ano, retoma a campanha Cidadania Começa em Casa, em prol dos direitos dos empregados domésticos. O objetivo é marcar a passagem do Dia Nacional dos Trabalhadores Domésticos (27 de abril) com discussão sobre os direitos de babás, jardineiros, motoristas, governantas, cozinheiras, caseiros, “secretárias do lar”, entre outros.
Devido às dificuldades legais de fiscalizar as residências, a PRT irá concentrar as atividades na conscientização de jovens e adolescentes, em colégios da capital e do interior. A intenção é fazer do jovem um auxiliar do Ministério Público do Trabalho na defesa dos direitos trabalhistas dos empregados domésticos. O princípio é o mesmo utilizado, por exemplo, nas questões ecológicas, em que os estudantes atuam como multiplicador de conhecimentos e, principalmente, fiscais dos pais.
Esta é a segunda edição da campanha (a primeira foi em 2005), mas a disposição da PRT é fazê-la anualmente. Nos dias que antecedem a data comemorativa, equipes de funcionários irão às escolas para distribuir brindes e material informativo, bem como colher dados, por meio de formulário, sobre a situação dos trabalhadores domésticos.
As visitas serão às escolas de ensino fundamental para conscientizar os estudantes sobre a importância de respeitar os direitos dos empregados domésticos. Por isso, o mote da campanha é "Cidadania começa em casa". Esse trabalho integra o projeto permanente de responsabilidade social da PRT.