Piranhas é destaque em revista

Considerada uma das mais importantes cidades turísticas de Alagoas, Piranhas, distante 280 quilômetros de Maceió, é destaque em reportagem da revista Brasil – Almanaque de Cultura Popular, edição de abril, que é distribuída nos aviões da TAM.

São quatro páginas, emolduradas por belas fotografias, enfocando as belezas naturais, casario, artesanato, gastronomia e fatos que marcaram a história dessa cidade ribeirinha, às margens do Rio São Francisco, no Alto Sertão alagoano, tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional.

A visita do imperador Dom Pedro II, em 1859, e a morte do cangaceiro Lampião e seu bando, em 1938, são fatos marcantes da história de Piranhas, citados pela revista. Aliás, a beleza da cidade, que mais parece uma lapinha, já foi retratada em filmes como Bye, Bye, Brasil (1979), de Cacá Diegues, e Baile Perfumado (1997), de Lírio Ferreira e Paulo Caldas.

A revista destaca ainda os passeios de escuna pelo Rio São Francisco; a trilha da Pedra do Sino, as cores das casas, edifícios públicos, pontes, escadarias e igrejas, bem como o bordado boa-noite, raro e único no Brasil, confeccionado pelas artesãs da Ilha do Ferro, que, inclusive, já foi exposto na Alemanha. Registra também os meios de hospedagem e os restaurantes da cidade.

"Estive em Piranhas, ano passado, e constatei in loco o seu potencial turístico. É, realmente, uma cidade encantadora", enfatiza o secretário estadual de Turismo, Virgínio Loureiro, acrescentando que a cidade está inserida nos roteiros turísticos trabalhados pela Setur, que, inclusive, elaborou projeto para fazer o mapeamento cultural do município, que foi aprovado pelo Ministério da Cultura.

Fonte: Setur

Veja Mais

Deixe um comentário