As ações desenvolvidas na área de saúde, com a promoção e assistência a gestantes, colocam Arapiraca como referência nacional no trabalho para redução da mortes prematuras.
O município registra um dos maiores índices de consultas e exames de pré-natal, com o atendimento a 93,3% das gestantes, uma vez que a meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de 92,7%.
Por conta disso, o Fundo das Nações Unidas para a Criança e o Adolescente (Unicef) está avaliando as ações de promoção à saúde desenvolvidas em Arapiraca.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Aurélia Fernandes, o trabalho conta com o apoio de 34 equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), além de médicos, enfermeiros, assistentes sociais e técnicos da prefeitura.
Aurélia Fernandes destacou o apoio do prefeito Luciano Barbosa nas ações e projetos adotados no município. Ainda de acordo com a secretária, o trabalho inclui a parceria com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), com ações educativas das gestantes e a formação do Comitê de Prevenção e Redução de Mortalidade Materno-Infantil.
Outro ponto destacado pela secretária refere-se à implantação do projeto “Pré-Natal Pede Enxoval”. O programa está sendo desenvolvido em parceria com a Secretaria de Assistência Social, para entrega de enxoval completo às gestantes que iniciarem o exame no primeiro trimestre de gravidez.