A grande demanda de transfusões em decorrência dos acidentes de trânsito e do grande percentual de vítimas de arma branca e de fogo, aliada ao registro de 2.305 casos de dengue no Estado, fez o estoque de sangue do Hemocentro de Alagoas cair significativamente. Por essa razão, a direção do órgão apela à população, principalmente os que possuem tipagem negativa, para se candidatarem à doação de sangue, já que se aproxima o feriadão de Tiradentes e a necessidade de hemocomponentes deve triplicar.
Assim, os voluntários devem se dirigir à sede do Hemoal, localizada ao lado da Unidade de Emergência Dr. Armando Lages, no bairro do Trapiche, até sábado ao meio dia. E para facilitar o gesto solidário aos maceioenses, a Unidade Móvel estará na sexta-feira, 18, das 8 às 17 horas, na Praça Deodoro, no Centro, captando doadores de sangue.
Os candidatos à doação devem comparecer ao Hemoal ou à Praça Deodoro, na sexta-feira, bem alimentados, e portando um documento de identificação com foto, válido em território nacional. Também é necessário ter entre 18 e 65 anos de idade, pesar no mínimo 50 kg, não ter contraído Hepatite após os 10 anos, Sífilis, AIDS e Doença de Chagas. Quanto as gestantes e lactantes não é permitida a doação de sangue e quanto aos voluntários que irão repetir o gesto solidário, estipula-se um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres.