A Assessoria de Transportes Urbanos (ASSESTRU) da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), inicia amanhã (06/05), no SEST/SENAT, das 20h às 22h, a primeira etapa do projeto "Transportando Vidas com Segurança".
O "Transportando Vidas com Segurança" tem o objetivo de capacitar, valorizar e divulgar os transportadores escolares, através da ênfase na necessidade de se oferecer segurança na condução de vidas. O projeto traz duas etapas. Essa primeira que ocorrerá durante o mês de maio (nos dias 06, 07, 08,13, 14.15, 27,28 e 29), consiste na capacitação dos transportadores escolares e de seus auxiliares, por meio do seguinte conteúdo programático: Relações Humanas, Papel da SMTT como órgão gestor de Transportes, Primeiros Socorros, Direção Defensiva e Postura Profissional do Transportador e a importância do auxiliar.
A outra etapa será uma extensiva campanha realizada pela Assessoria de Comunicação do órgão em parceira com os transportadores e outros parceiros, que ocorrerá de junho a agosto/08 e de novembro/08 a janeiro/09, onde nas portas das escolas haverá a distribuição de panfletos, adesivos, gibis e outros meios com o escopo de orientar os pais sobre a importância da vida e da escolha certa do transportador escolar.
De acordo com a assessora de transportes urbanos da SMTT, Rossana Karla Monteiro, todos os transportadores escolares cadastrados no órgão, obrigatoriamente, deverão participar dessa capacitação. "Só poderão fazer a segunda vistoria do ano em seus veículos, os transportadores que participarem da capacitação que faz parte desse projeto. Afinal, só poderemos divulgar esse serviço quando pudermos informar à população maceioense que todos foram capacitados e, portanto, podem garantir mais segurança aos estudantes que são seus usuários.
Devo ressaltar que o projeto tem duas etapas, ou seja, após a capacitação, juntamente com os próprios transportadores e com o apoio da Associação de Transportadores Escolares de Maceió (ATE) e demais parceiros vamos divulgar o serviço de transporte escolar e orientar os pais sobre a importância da contratação do transportador escolar de seus filhos".