Angolanos visitam incubadora do Cesmac

Uma comitiva de Angola visitará a Incubadora Empresarial Tecnológica (IET) do Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac) na segunda-feira, às 9h. O grupo, que faz parte da Incubadora de Empresas de Luanda, desembarca em Alagoas para conhecer de perto a experiência bem-sucedida da incubadora do Cesmac que reúne atualmente cinco empresas.

Quem recebe os visitantes africanos é João Geraldo de Oliveira Lima, coordenador da IET, atual presidente da Rede Alagoana de Incubadoras. A comitiva está sendo capitaneada por Dionísia Tulumba Chingala, responsável pela Gestão e Assessoria de Empresas da Incubadora de Luanda.

A Incubadora de Empresas de Luanda surgiu em 2006, a partir de uma parceria público-privada entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a multinacional Chevron Texaco. O núcleo está ligado ao Instituto Nacional do Emprego e Formação Profissional (INEFOP), vinculada ao governo angolano. A partir desse instituto a incubadora tem recebido incentivos salariais para seu quadro de pessoal e uma verba para o apoio ao empreendedorismo.

A Incubadora Empresarial Tecnológica (IET) do Cesmac foi criada em 1999, com o objetivo de capacitar empreendedores e empresas de pequeno e de médio porte. Desde então, a IET vem contribuindo com o desenvolvimento sustentável do estado de Alagoas. A iniciativa é o resultado da parceria entre Fundação Educacional Jayme de Altavila (Fejal), Sebrae, Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA). A Fejal é a instituição mantenedora e a gestora do projeto.

Inúmeros empreendedores passaram pelos treinamentos e consultorias da IET. Entre eles, destacam-se as duas empresas graduadas que já atuam no o mercado. São elas: a Projetur e Sofia Mobile. Atualmente a IET reúne cinco empresas: a Technno Center, que trabalha com a elaboração de projetos de segurança eletrônica para carros e residências; a Quad, que atua no desenvolvimento de aplicativos para a web; a Triad Tech, que desenvolve equipamentos eletrônicos; a Insight Consultoria e Marketing Turístico que elabora projetos turísticos para empresas do ramo e a Guariní que atua na criação de páginas para a internet, games e outros serviços na web.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário