HU realiza triagem para cirurgia de catarata

O Hospital Universitário da Ufal realiza no sábado, dia 31 de maio, uma triagem para cirurgia de catarata em pessoas com idade igual ou superior a 55 anos. Será um grande mutirão envolvendo toda equipe médica do serviço de Oftalmologia para diagnosticar a doença e agendar os procedimentos cirúrgicos, que acontecerão no hospital no mês de julho, através do Sistema Único de Saúde, ou seja, sem nenhum custo para o paciente.

A triagem acontecerá no período entre 7h e meio-dia, quando serão realizados nos pacientes exames como a tonometria, para medir a pressão ocular, e a biomicroscopia, que é a avaliação da doença. A catarata é a perda da transparência do cristalino, a lente natural do olho que fica atrás da pupila. É a maior causa de cegueira em todo o mundo e sua incidência aumenta muito em pessoas acima dos 55 anos, podendo atingir 25% da população entre 65 e 80 anos. A doença pode ser desencadeada por vários fatores, como um traumatismo, a diabetes e o uso de medicamentos. Seu tratamento efetivo é exclusivamente pela cirurgia.

Os oftalmologistas do Hospital Universitário utilizam nos pacientes as duas técnicas cirúrgicas da catarata: a facectomia para os casos mais avançados, e a cirurgia por facoemulsificação, que é a técnica mais moderna e consiste na remoção do cristalino opaco por microfragmentação. Segundo a equipe médica, essa técnica permite incisões muito pequenas, dispensando a necessidade de dar pontos no olho e permitindo que o paciente seja operado com anestesia local.

Independente da realização do mutirão, o serviço de Oftalmologia do HU realiza todas as sextas-feiras pela manhã uma triagem de rotina para qualquer pessoa a partir de 55 anos que sentir dificuldade de enxergar. Para esse atendimento específico não é preciso marcar consulta e nem ser paciente do hospital. Se for detectada a catarata, o paciente é, então, encaminhado para a cirurgia.

Fonte: Ascom HU

Veja Mais

Deixe um comentário