A integração entre a arquitetura e outras manifestações artísticas é a proposta do projeto cultural Arte NaCasa, que tem início no dia 27, em Jaraguá. Em sua segunda edição, o evento pretende reunir, em um só local, mostra de ambientes montados por arquitetos alagoanos, exposição de pinturas, esculturas, fotografia, projetos arquitetônicos, instalações, apresentações musicais, moda, dança. Como se não bastasse, também estão programados exibição de filmes, lançamento de livros e palestras sobre audiovisual e cinema.
A idéia, segundo a coordenadora do projeto, Renata Paiva, é incentivar e divulgar a produção artística local. “O que queremos é ajudar a fomentar esse mercado, possibilitando ao público conhecer a arte alagoana em todas as suas vertentes, criando um diálogo, uma integração positiva entres espectadores, obras e artistas”, explica a arquiteta, que conta com a parceria do artista plástico Fredy Correia e dos arquitetos Flávio Daniel, Joana Teixeira e Mañana Pinheiro para a execução do projeto.
Nos dois primeiros dias que abrem o evento, além da exposição de artes plásticas, a Praça Rayol será palco de apresentações de poesia cantada, performances de artistas e da banda da Polícia Militar. Também estão previstas apresentações das bailarinas Maria Emília Clark e Jeane Rocha, e exibição de filmes numa sala de cinema no interior do bar Orákulo, também na Praça Rayol. A exposição de artes plásticas contará com a participação de 54 artistas, entre eles nomes como Pierre Chalita, Rogério Gomes, Delson Uchôa, Bárbara Lessa e Dalton Costa.
Os filmes exibidos são de curta-metragem e de cineastas alagoanos, a exemplo do documentário “1912 – O quebra de Xangô”, do antropólogo Siloé Franco.
Arquitetura Alagoana
Outro destaque da mostra é a exposição de projetos de arquitetos alagoanos premiados pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) em Alagoas. Durante essa ocasião, será lançado também o livro “Arquitetura Alagoana”, organizado pelo instituto. O presidente do IAB/AL, Rafael Tavares, aponta que diante da carência cultural em que a sociedade vive, é de fundamental importância que as várias tendências culturais se integrem e unam forças para alcançar a concretização do crescimento cultural e profissional no Estado.
A mostra de arquitetura permanecerá montada durante as três semanas seguintes, na galeria NaCasa. O desafio lançado pela coordenação do evento aos arquitetos é desenvolver ambientes inspirados em artistas nascidos ou radicados em Alagoas. Entre os homenageados escolhidos, estão Lula Nogueira, Suel, Achiles Escobar, Maria Amélia, Ana Maia, Rosa Piatti e o escritor Jorge Cooper.
A ação conta com o apoio da Prefeitura de Maceió, através da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC). O presidente da FMAC, Marcial Lima, vê na iniciativa uma excelente oportunidade dos segmentos envolvidos vivenciarem uma ação coletiva, voltada para a valorização de um espaço histórico-cultural dos mais significativos. A exposição de arquitetura de ambientes ficará aberta ao público de terça a sábado, das 15h às 22h, e a entrada é franca.
Programação
27/05 (terça-feira)
20h: Abertura com apresentação da Banda da Polícia Militar
20h: Exibição de Filmes no Oráculo
21h: Ballet Maria Emília Clark
22h30: Apresentação de Afoxé
28/05 (quarta-feira)
14h: Inicio da exposição de artes plásticas
19h: Ballet Jeane Rocha
19h: Exibição de filmes
20h: Poesia cantada com Alan Bastos