Estação de trem pode virar biblioteca

Fotos: Ivan NunesSecretário Osvaldo Viegas, observado pelo prefeito Neno e Marivaldo Coutinho no Castelinho da Laje

Secretário Osvaldo Viegas, observado pelo prefeito Neno e Marivaldo Coutinho no Castelinho da Laje

O secretário de Cultura, Osvaldo Viégas, esteve no município de São José da Laje, onde foi recebido pelo prefeito Paulo Roberto de Araújo, o Neno, pelo presidente da Câmara de Vereadores, João Carlos Ferreira da Silva, o Carlinhos de Dade e pela secretária municipal de Educação Lili. O objetivo da visita do secretário foi o de conhecer o rico acervo histórico do município com seus prédios centenários.
Acompanhado da diretora do Pró-Memória, Adriana Guimarães, da Superintendente de Identidade e Diversidade Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, Viégas conheceu a sede da antiga estação ferroviária, localizada no centro da cidade e que se encontra desativada. Acompanhando a comitiva do prefeito Paulo Roberto Neno, estiveram presentes também os vereadores Gilvan Ferreira e Cícero Rosalino.
Logo depois de visitarem a estação ferroviária, o prefeito Paulo Roberto Neno se deslocou até a residência da família Lyra. Lá a comitiva foi recebida pela poetisa e historiadora, Angélica Lyra, que é irmã do artista plástico e cantor Dida Lyra. O secretário conheceu também a matriz de São José, antiga Igreja de São Carlos, que em 2009 estará completando 80 anos de construída.
De acordo com o secretário Osvaldo Viégas, a estação ferroviária será transformada em uma biblioteca municipal. “O governo de Alagoas vai tomar a iniciativa de restaurar o prédio que oferece muitos obstáculos em sua infra-estrutura, mas uma parceria firmada com a prefeitura da Laje vai possibilitar essa prestação de serviços a comunidade lajense”, disse Viégas.
Depois de anunciar a intenção do governo de Alagoas em recuperar a sede da antiga estação de trem, o secretário Osvaldo Viégas ainda conheceu alguns prédios históricos localizados na Rua do Comércio. Ele também esteve na sede do MDB, antiga residência do ex-vereador Zéziuma.
Na creche pertencente ao município, que abriga cerca de 110 crianças, o secretário chegou a presentear a sua direção com um kit de livros infantis. No Castelinho, localizado bem ao lado da Igreja de São José, Osvaldo Viégas ficou entusiasmado com a sua arquitetura e beleza.
Para o prefeito Paulo Roberto de Araújo Neno, “a visita do secretário Viégas, sinaliza a perspectiva positiva de que o município dispõe em receber as ações administrativas tanto de sua pasta quanto do governador Téo Vilela”. Envidaremos agora esforços para que o mais rápido possível a comunidade lajense possa usufruir da antiga sede da estação ferroviária em forma de biblioteca pública municipal, até por que São José da Laje se tornará no primeiro município da Zona da Mata a ressocializar este espaço levando cultura e lazer”, disse o prefeito.
Ao final da visita, Osvaldo Viégas confirmou ainda a participação da Caravana Cultural ao município de São José da Laje em data a ser definida pelo prefeito Neno. “Essa trupe cultural dispõe de profissionais na área da dança, da música e do teatro, a exemplo do que ocorreu no município de Maragogi, onde foi um sucesso”, afirmou o secretário de Cultura.

Fonte: Blog A Palavra

Veja Mais

Deixe um comentário