Em uma corrida disputada em pista molhada e marcada por erros cometidos pela Ferrari, o inglês Lewis Hamilton venceu neste domingo o GP de Mônaco de Fórmula 1, encerrado após duas horas de prova, e assumiu a liderança do Mundial de Pilotos. O brasileiro Felipe Massa terminou em terceiro e caiu para a terceira colocação da temporada, um ponto atrás de seu companheiro de equipe, o finlandês Kimi Raikkonen, nono em Monte Carlo.
Hamilton chegou aos 38 pontos, três a mais do que Raikkonen. Massa tem 34. Segundo colocado em Mônaco, o polonês Robert Kubica, da BMW, chegou aos 32 pontos e também está na briga pelas primeiras posições.
Massa poderia ter resultado melhor caso a Ferrari não errase na estratégia. Nas paradas de boxe, o brasileiro, que chegou a rodar no começo da prova, perdeu posições para Hamilton e Kubica.
Já Raikkonen recebeu pena logo no início por a equipe ter trocado seus pneus fora do prazo. O finlandês chegou a ocupar a quinta colocação, mas errou perto do final e finalizou em nono.
Depois de uma temporada de jejum, o brasileiro Rubens Barrichello voltou a pontuar na categoria. Com o sexto lugar em Mônaco, o piloto da Honda soma agora dois pontos.
Nelsinho Piquet, por sua vez, fazia uma prova regular, quando a Renault arriscou colocar pneu liso quando a pista ainda estava úmida. Na 49ª volta, o brasileiro perdeu o controle e passou reto por uma curva e bateu no muro, tendo de abandonar a prova.
Já debaixo de chuva, Massa fez uma largada perfeita. Defendeu a primeira colocação de Hamilton, que saiu na terceira colocação, mas passou Raikkonen já na primeira curva. O outro piloto da McLaren, Kovalainen, largou dos boxes após problemas com o carro.
Com a chuva apertando gradativamente, os pilotos demonstravam cautela na direção, mas Hamilton não escapou do erro. Na quinta volta, o inglês perdeu o controle durante uma curva e bateu com a roda dianteira no muro, sendo obrigado a parar nos boxes.
Na seqüência, mais acidentes. O escocês David Coulthard, da Red Bull, bateu no muro, e ainda recebeu uma pancada do francês Sebastien Bourdais, da Toro Rosso, que saiu da linha e não viu o acidente na sua frente, tendo também de abandonar.
Até o bicampeão Fernando Alonso encontrou o muro. O espanhol da Renault, mais tarde, se envolveria em outro acidente. Ao forçar a ultrapassagem no alemão Nick Heidfeld, da BMW, ele bateu no concorrente, mas ambos seguiram na prova.
Na disputa das primeiras posições, alegria para Massa. Raikkonen, então na segunda colocação, foi punido pro erro da Ferrari, que trocou seus pneus três minutos antes do início da corrida. Ao passar obrigatoriamente pelos boxes, ele cedeu a segunda posição para Kubica.
Porém, na 15ª volta, Massa passou da alegria ao susto. O brasileiro escapou durante uma curva, rodou e parou na área de escape. Ele conseguiu segurar o carro, não deixou morrer, mas perdeu a liderança para Kubica.
A sorte voltou a agraciar Massa quando Raikkonen, seu companheiro de equipe e adversário direto ao título da temporada, errou na mesma curva do que ele e bateu o bico. O finlandês teve de parar nos boxes e perder mais posições.
O brasileiro, por sua vez, voltou a liderar quando Kubica parou nos boxes. Na parada do piloto da Ferrari, Hamilton assumiu o primeiro lugar. O carro de Massa recebeu grande quantidade de gasolina abrindo a possibilidade de fazer apenas um reabastecimento.
Com a pista em processo de secagem, os carros passaram a andar mais rápido nas ruas de Monte Carlo. Com o carro mais leve, Hamilton aproveitou para abrir vantagem visando ter uma diferença segura para fazer o reabastecimento. Já Kubica se aproximou de Massa na busca pela segunda posição.
E a estratégia da McLaren mostrou-se certeira. Hamilton parou na 55ª volta, e retornou com mais de 14 segundos na frente de Massa. Para piorar, Massa teve de parar mais uma vez nos boxes, assim como Kubica. Porém, o polonês voltou na frente e o brasileiro passou a administrar a terceira colocação.
Quando a corrida parecia definida, um acidente deixou disputa em aberto em Mônaco. O alemão Nico Rosberg, da Williams, bateu forte e o safety-car entrou na pista. Os pilotos foram alinhados e a diferença entre eles foi zerada.
Depois da relargada, as primeiras posições se mantiveram. Só Raikkonen, que estava em quinto, errou, perdeu o controle do carro e bateu na traseira do alemão Adrian Sutil, da Force India, tirando-o da corrida. Já Hamilton manteve a ponta e recebeu a bandeirada em primeiro.