No próximo dia 4 de junho, às 8h, acontece o I Encontro Alagoano de Pacientes com Doenças Falciformes. A atividade acontece no auditório do H.U.
O evento é uma parceria entre a Faculdade de Medicina, o Hospital Universitário, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) e a Associação dos Falcêmicos de Alagoas (Afal). O principal foco do encontro é desmistificar este tipo de doença para as famílias e debater a atual situação dos Falcêmicos no Estado.
A programação traz palestras, mesas redondas e debates que abordarão temas como: o perfil sócio econômico dos pacientes com doença falciforme, os auto cuidados nos eventos agudos e as complicações mais freqüentes nas crianças e adultos com esta doença.
Falciforme é uma doença hereditária em que, os glóbulos vermelhos, diante de certas condições, alteram sua forma e se tornam parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Os glóbulos se agregam e dificultam a circulação do sangue ocorrendo lesões nos órgãos atingidos, causando dor, destruição dos glóbulos, icterícia (olhos amarelos) e anemia.
Serviço:
I Encontro Alagoano dos Pacientes com Doença Falciforme
Local: Auditório H.U
Horário:8h