É considerado estável o quadro de saúde do catador de latinhas Manoel Floriano da Silva, de 46 anos, que ficou por aproximadamente oito horas na calçada de uma concessionária, nesta quinta-feira, 29, à espera de atendimento médico.
O desempregado, que reside na cidade de Santana do Mundaú, a 104 quilômetros de Maceió, e que veio a Maceió para tentar a sorte como catador de latinhas, disse estar hospedado na casa de familiares do bairro do Vergel, mas não soube precisar onde.
Apresentando desorientação e alegando sentir fortes dores e frio, o desempregado chamou a atenção de pedestres e funcionários de empresas localizadas na região, devido às péssimas condições de uma ferida existente no seu braço esquerdo e ao mau cheiro que exalava do local.
O drama de Manoel comoveu os funcionários da concessionária. Eles contam que desde que o homem sentou na calçada várias ligações foram feitas para o Samu solicitando uma viatura. Ainda de acordo com as testemunhas, a informação recebida do órgão foi que não havia maca nas ambulâncias e “transportar o homem sem maca poderia sujar o veículo”, disse um funcionário que não quis se identificar.
Após mais de oito horas de exposição ao frio, chuva e calor, Manoel Floriano foi finalmente socorrido e encaminhado para a Unidade de Emergência Armando Lages, onde permanece internado. De acordo com informações da assessoria da UE, o paciente foi medicado, além de ser submetido à assepsia, mas os primeiros exames sugerem que será preciso amputar o membro.
Ainda de acordo com informações da Unidade de Emergência, o paciente sofre de diabetes e a falta de condições de higiene, alimentação e medicação favoreceu o crescimento da ferida. Manoel Floriano deverá ser avaliado ainda na tarde desta sexta-feira por um cirurgião vascular.