Em reunião realizada ontem, quinta-feira, na sede da Assembléia Legislativa, em Jaraguá, os profissionais de comunicação do Estado discutiram a proposta do Governo do Estado, Projeto de Lei nº 172/2007, que prevê a extinção da Secretaria de Comunicação e a criação da Agência Estadual de Comunicação (Agecom), com o argumento de que esta mudança traria mais celeridade ao exercício da comunicação pelo Governo.
Os jornalistas, contrários à aprovação da matéria, se reuniram pela segunda vez com os deputados para pedir o apoio dos parlamentares, no sentido de rejeitarem a matéria. Na ocasião, o deputado estadual Dino Filho (PT do B) já se posicionou favorável a manutenção da Secretaria Executiva de Comunicação (Secom).
Conforme as explicações de Dino Filho, a extinção da Secom para a posterior criação da Agecom, pelo Governo, representa um retrocesso para a classe que tanto lutou por essa conquista. “A Agecom pode servir de cabide de empregos para a criação de cargos em comissão, dificultando ainda mais a vontade da categoria que é a de criar cargos públicos que possam garantir estabilidade no emprego”, destacou.
O encontro aconteceu entre deputados estaduais e representantes dos sindicatos dos Jornalistas e Radialistas Profissionais do Estado de Alagoas, do Conselho Estadual de Comunicação e da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Após a reunião, ficou definido que na próxima sessão haverá um novo debate, dessa vez com a presença do secretário estadual de Comunicação, Wilmar Bandeira.