Rio – As lembranças dos gols e títulos de Zico vestindo a camisa do Flamengo no Maracanã ainda estão na memória dos rubro-negros. Agora, o Galinho será eternizado também no estádio, onde ganhará uma estátua no hall da fama do ‘maior do mundo’.
A iniciativa foi do torcedor Marcelo Tijolo, que arrecadou R$ 20 mil e pediu ao artista plástico Itamar Cordeiro que esculpisse uma imagem do eterno camisa 10 da Gávea em isopor. Ontem, porém, o secretário estadual de Esporte, Turismo e Lazer, Eduardo Paes, firmou acordo com o artista e prometeu encomendar um busto de bronze do maior ídolo do Flamengo, que deverá ficar pronto em 45 dias.
“Acredito que em três meses poderemos fazer uma bonita cerimônia de inauguração da estátua. O Zico merece a homenagem. Não só pelo que representou para o futebol brasileiro, mas também para o futebol carioca, já que ele era um craque respeitado pelos rivais, não só adorado pelos flamenguistas”, disse o presidente da Suderj, que é vascaíno, mas se rendeu à genialidade do ídolo. “Se eu pudesse teria ele de carne e osso. Zico é uma atração turística”, brincou.
Enquanto era assediado por vários torcedores de diferentes clubes, em busca de uma foto ou um autógrafo — mesmo aqueles que não viram o Galinho vestir o ‘manto’ —, Zico esbanjou modéstia ao receber a homenagem.
“Não mereço tanto. Mas sendo uma iniciativa do torcida do Flamengo, sei que será feita de coração”, afirmou o ex- jogador, que é o maior artilheiro do Maracanã, com 333 gols.
O DIA/RJ