Pestalozzi inaugura unidade no Village II

A Associação Pestalozzi de Maceió inaugura nesta quarta-feira, dia 4, às 9 horas, no Village Campestre II, a Unidade Maria Aparecida Cavalcanti Cerqueira. Situada na Rua São Pedro, 20B (asfaltada) a nova unidade prestará serviços gratuitos, em convênio com o SUS, em clínica geral, pediatria, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia e assistência social.

A Pestalozzi mantém sua política de levar os serviços até às populações mais carentes de Maceió. Às vezes, essas pessoas não têm nem a passagem para ir ao médico. E quando se trata de pessoas com deficiência, o problema se agrava, pois quase não existe transporte adaptado em Maceió, afirma a psicóloga Tereza Amaral, presidenta da Pestalozzi.

No dia 17 de março deste ano, a Pestalozzi abriu a Unidade Judith Barreto do Amaral, no bairro Santa Amélia, prestando atendimento em clínica geral, pediatria, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia e assistência social. Aí também funciona a ONG Betinho, que oferece serviços de equoterapia e zooterapia, em instalações cedidas pela Pestalozzi.

O nome da Unidade Maria Aparecida Cavalcanti Cerqueira, a Aparecida, é uma homenagem à assistente social, recentemente falecida, que deixou marcada na sociedade suas atitudes solidárias, empatia, e grande amor à dignidade da vida. Nasceu no Recife, PE, em 12 de janeiro de 1939, mas sua família mudou-se para Maceió. Era a segunda filha de Ulisses Cerqueira e de Zilda Rangel Cerqueira, de um total de 10 irmãos e irmãs.

Desde cedo se dedicou aos esportes, especialmente o Voleibol, talvez influenciada pela proximidade de sua casa da praia e da sede do CRB. Começou a jogar com 15 anos de idade no Pajuçara Vôlei Clube e em seguida no próprio CRB, passando depois para o Iate Clube Pajuçara. Era uma levantadora de destaque, chegando às seleções universitária e alagoana. Participou de vários campeonatos de voleibol pelo Brasil afora, como titular, conquistando títulos nacionais e estaduais.

Diplomou-se em Serviço Social pela UFAL e imediatamente iniciou sua vida profissional como no antigo INPS. Já mostrava elevado senso profissional quando ocupou funções importantes. Aposentada, foi logo convidada para implantar o SUS em Alagoas e exerceu suas funções com grande competência e dedicação até os seus últimos dias de vida.

Aparecida dedicou toda a sua produtiva vida à família, aos irmãos, à imensa legião de amigos e de amigas, ao trabalho e a todos aqueles que tiveram o privilégio de fazer parte de seu vasto círculo de amizades. Seu exemplo perdura nesta Unidade da Pestalozzi de Maceió, no Village Campestre II, inspirada principalmente na sua bondade, capacidade e solidariedade com aqueles que mais precisam.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário