O bairro de Fernão Velho, conhecido por sua riqueza histórica e por seu patrimônio natural, será palco, nesta quinta (5), sexta (6) e sábado (7), da I Maratona de Esporte e Lazer "Comunidade Mundaú", evento esportivo-cultural realizado em comemoração à Semana do Meio Ambiente.

A prova é realizada pelo Programa de Esporte e Lazer da Cidade, núcleo Fernão Velho – desenvolvido pelo Ministério dos Esportes em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Humano (Idesh), Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Fiação e Tecelagem de Fernão Velho e apoiado pela Escola Estadual Maria Amália, Fundação Municipal de Ação Cultural, Instituto do Meio Ambiente (IMA), Secretaria de Cultura de Alagoas, Instituto Engenho de Idéias, Grupo Chama Luz e Ponto de Cultura ABC Guerreiros de Joana. O evento pretende reunir cerca de 800 pessoas entre moradores, alunos, e participantes do cinco núcleos do Pelc, todos em prol da causa ambiental.

"Além de reverenciar o rico patrimônio do bairro e de voltar os olhares sobre as problemáticas de degradação da Lagoa Mundaú, fonte de sustento para dezenas de famílias que moram na região, a I Maratona de Esporte e Lazer Comunidade Mundaú pretende despertar, entre os participantes, o interesse pelo patrimônio ambiental da região, e em especial apresentar a cultura, o esporte e o lazer como uma ação promotora de Educação Ambiental", diz a atriz e socióloga Ane Oliva, coordenadora do Núcleo de Esporte e Lazer de Fernão Velho.

Na quinta e na sexta-feira, a programação será composta por uma gincana ecológica realizada com os alunos da Escola Estadual Maria Amália, onde serão realizadas oficinas de reciclagem, caminhadas ecológicas com a coleta de lixo reciclável pelas ruas do bairro e margens da lagoa, além de duas importantes palestras proferidas pelo biólogo e mestrando em Biotecnologia Gian Brito e pelo geógrafo Ricardo Santos Correia – professor mestre em Geografia da Universidade Estadual de Alagoas – Uneal, que abordarão a questão ambiental a partir do rico ecossistema do bairro, com ênfase na preservação da Mata Atlântica, bem como da problemática da água e da formação do sistema lagunar. À noite, haverá cinema na praça com apresentação de documentários e teatro de rua com os alunos do Ponto de Cultura ABC Guerreiros de Joana.

Compondo a programação do sábado, uma grande festa cultural e esportiva contará com apresentações de dança contemporânea, balé, street dance, baianas, coco-de-roda, dança afro, banda de lata, roda de capoeira, caratê, além de um torneio infantil de futebol, com a participação dos alunos das comunidades-núcleos do Pelc-Maceió (Grota da Alegria, Pontal da Barra, Jacintinho, Jaraguá e Fernão Velho). O encerramento fica por conta do grupo musical ChamaLuz, selecionado no programa BNB Cultural de 2007.

Veja Mais

Deixe um comentário