Prédio da Secretaria de Finanças é invadido e servidores denunciam agressão

Sionelly Leite/Alagoas24horasSionelly Leite/Alagoas24horas

Tumulto, acusações e ameaças marcaram o protesto dos agentes de saúde na manhã desta quarta-feira, 4. Aproximadamente 600 agentes, que lutam pela efetivação com base na Emenda Constitucional de número 51, que possibilita a contratação sem a realização de concurso público, desde que estes tenham participado de processo seletivo.

Na manhã desta quarta-feira, 4, quando foi deflagrada a greve por tempo indeterminado, os agentes haviam programado uma série de atividades, inclusive uma passeata pelas ruas da cidade. No entanto, ao serem informados que o prefeito Cícero Almeida (PP) teria se recusado a receber uma comissão de vereadores, entre eles o presidente Arnaldo Fontan e Zé Márcio, os agentes decidiram ocupar o prédio da Secretaria de Finanças, no Centro.

Ao chegar ao local, parte dos agentes invadiu o prédio e obrigaram servidores e usuários a deixar o local. Alguns funcionários afirmaram que foram intimidados pelos agentes, que durante a invasão quebraram uma das portas de vidro do prédio, além de criar uma ‘barricada’ de cadeiras, para impedir o acesso de integrantes da Guarda Municipal.

Vários integrantes da Guarda foram deslocados para o prédio, mas se mantiveram em formação, apenas acompanhando o ato público realizado no pátio, quando os manifestantes gritavam palavras de ordem, canções e acusavam o prefeito Cícero Almeida de traição com a categoria.

No final da manhã, uma nova comissão foi formada pelo presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde, Fernando Cândido, que se reuniu com a secretária Marcilene Costa e com o vereador Zé Márcio, representante da Câmara de Vereadores de Maceió.

Durante toda a manhã o clima foi de tensão no local. Apesar da mobilização nenhum decisão em contrário, que vise à efetivação dos agentes foi anunciada por Cícero Almeida. O prefeito se baseia na recomendação da Procuradoria Geral do Município, que emitiu parecer afirmando que a contratação é irregular.

Os agentes prometem permanecer no prédio da Secretaria de Finanças até que haja a efetivação. A Procuradoria do Município, no entanto, informou que já entrou com o pedido de reitegração de posse do prédio.

Veja Mais

Deixe um comentário