As denúncias de maus tratos com animais de circo estão com os dias contados no Estado. É o que pretende o deputado Jeferson Morais (Democratas). Ele apresentou projeto de lei na Assembléia Legislativa, através do qual ficam proibidas todas as apresentações circenses com animais selvagens, a exemplo de macacos, elefantes, tigres e leões, entre outros.
A proposta de Morais foi lida em plenário e deverá ser encaminhada para as comissões temáticas, a fim de receber parecer. “Ainda não conversei com os colegas das comissões, mas acredito que não haverá problema na tramitação da minha proposta”, avalia Morais. Ele também justifica a iniciativa para apresentação do projeto de lei. “Tenho visto alguns vídeos de treinamento para esses animais. Os animais são condicionados sob muito sofrimento e os espetáculos de circo não precisam expor esse sofrimento para ter público. O artista de circo é muito rico na sua criatividade”, justificou o parlamentar.
Questionado sobre a possibilidade de a matéria ser aprovada e não ser cumprida por falta de fiscalização, o parlamentar foi enfático: “serei o primeiro e mais ferrenho fiscalizador.”
O projeto de lei deverá ser apreciado pela comissão de Constituição e Justiça na próxima semana, quando será designado relator para a matéria. Em seguida, será encaminhado para votação no plenário da Assembléia. No caso de aprovação, a matéria segue para ser sancionada pelo governador.