Uma caminhada entre a praia de Sete Coqueiros e o Alagoinha, marca na tarde desta quinta-feira, 12, o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, que será marcado ainda por várias atividades em Maceió. A concentração para a caminhada está marcada para as 16 horas.
A caminhada contará com a participação de integrantes do projeto “Sua Majestade O Circo”, com malabaristas e pernas de pau. Também serão distribuídos gibis da turma da Mônica, cuja temática é o trabalho infantil.
Durante toda esta semana, o Fórum pela Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (Fetipat) e Procuradoria Regional do Trabalho de Alagoas (PRT) promoveram outras ações como parte das comemorações. Os gibis da Turma da Mônica serão distribuídos em escolas da capital, com alunos do ensino fundamental.
Nesse período estará em cartaz, Tribunal Regional do Trabalho de Alagoas, a exposição fotográfica “O futuro do presente” que mostra cenas do cotidiano de crianças levadas às ruas para vender frutas, feijão, limpar pára-brisas ou despinicar sururu às margens da lagoa Mundaú, em Maceió.
De acordo com a procuradora do Trabalho Rosemeire Lobo, coordenadora do Fetipat, as atividades promovidas durante a semana será uma maneira de chamar atenção da sociedade. “Precisamos mobilizar e conscientizar instituições, ONGs, governo do Estado, prefeituras e a sociedade em geral. Se não houver engajamento de todos, será difícil combater esse mal que afeta as crianças do nosso estado. Será difícil pensar no futuro para quem não vive o presente de forma digna, cidadã”.
Além da PRT, várias instituições integram o Fetipat, entre elas: o TRT de Alagoas,o Ministério Público Estadual (MPE), A Universidade Federal de Alagoas, o governo estadual e o município de Maceió, por meio das secretarias de Educação e de Assistência Social, Organizações Não-Governamentais e empresas privadas.