O prefeito Luciano Barbosa (PMDB) autorizou, na manhã desta terça-feira (17), a elaboração de projeto voltado para a implantação de uma fábrica para beneficiamento de caju no município de Arapiraca. O anúncio foi feito na comunidade de Mundo Novo, durante a solenidade de lançamento do Programa de Implantação e Desenvolvimento da Cajucultura e que ocorreu na propriedade do agricultor Jailson Juarez.
A solenidade contou com a presença do vice-prefeito José Barbosa de Oliveira; secretário de Agricultura, Manoel Henrique Cavalcante; secretários de Meio Ambiente, Ricardo Vieira; de Governo, Rita Nunes, além do procurador do município, José Soares e o presidente da Câmara Municipal, Moisés Machado, e dos vereadores João dos Santos, Josias Albuquerque, Nascimento Leão, Sidnei Geni, José Lúcio, Adenilson Malaquias, o Neno da Brasileira.
Também prestigiaram o evento, representantes do Banco do Brasil e Banco do Nordeste, bem como o presidente da Federação das Asssociações Comunitárias de Arapiraca (Facomar), José Pastora, o ex-deputado estadual e radialista Alves Correia, agricultores, engenheiros-agrônomos e técnicos agrícolas da prefeitura e governo do Estado e representantes dos diversos segmentos da sociedade arapiraquense.
De acordo com o secretário Manoel Henrique, o projeto vai fortalecer a diversificação agrícola no município, com a distribuição e plantio de 10 mil mudas selecionadas do tipo anão-precoce em 300 hectares de terra, nos próximos cinco anos. Ele adiantou que, para tanto, cerca de 600 agricultores receberão treinamento e assistência técnica para o manejo da cultura. O engenheiro-agrônomo e consultor contratado pela prefeitura, Alberto Espinheira, destacou a vantagem econômica do anão-precoce em relação ao caju da espécie comum.
Produção
“A nova variedade pode render cinco vezes mais, principalmente a produção de castanha, que tem excelente aceitação no mercado nacional”, explicou o engenheiro. O prefeito Luciano Barbosa voltou a reafirmar o compromisso de seu governo com a geração de novas oportunidades econômicas no município. “Vamos incentivar a apoiar o cooperativismo, para que, num futuro bem próximo, Arapiraca produza castanha e outros derivados do caju, gerando novos empregos e renda, para dinamizar ainda mais a economia do nosso município”, completou o prefeito.
No encerramento da solenidade, prefeito e demais autoridades entregaram os primeiros certificados de curso de manejo da cultura para 15 agricultores que participaram de treinamento com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).