A partir deste sábado (21) e até o dia 29, a cidade de Maceió se transformará na principal sede do esporte universitário do Brasil, com a realização das Olimpíadas Universitárias 2008.
O maior evento do esporte estudantil brasileiro reunirão cerca de 3,5 mil participantes de todos os estados do país e mais o Distrito Federal e a competição que abrange instituições de ensino superior públicas e privadas será disputada em oito modalidades (atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, vôlei e xadrez) em 20 instalações esportivas espalhadas pela capital alagoana. As disputas por medalhas já começam domingo (22).
A solenidade de abertura será neste sábado (21), no estacionamento de Jaraguá, a partir das 18h, com a participação do prefeito Cícero Almeida, autoridades do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Ministério do Esporte e convidados especiais. Haverá desfile das delegações, juramento do atleta, execução do Hino Nacional e acendimento da pira. É a segunda vez que as Olimpíadas Universitárias serão disputadas no Nordeste. A primeira foi em 2005, na cidade de Recife.
Não só as Olimpíadas Universitárias como também as Olimpíadas Escolares fazem parte de um projeto sem precedentes na história do esporte estudantil brasileiro. Entre as suas principais metas está resgatar a importância das competições estudantis no Brasil, promover a inclusão social de jovens a partir de uma prática positiva e saudável e abrir espaço para os novos talentos, fator fundamental para o desenvolvimento do esporte de alto rendimento no Brasil.
Desde 2005, os antigos Jogos Universitários Brasileiros e os Jogos Escolares Brasileiros (JEBS) foram reformulados e passaram a adotar os nomes atuais. As Olimpíadas Universitárias 2008 são organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), com apoio do Ministério do Esporte, das Organizações Globo e Prefeitura de Maceió.