A Rússia conseguiu vencer a Holanda por 3 a 1 neste sábado, na prorrogação, e eliminou a equipe sensação desta edição da Eurocopa. O time laranja tinha conseguido o primeiro lugar no "grupo da morte" na primeira fase, com vitórias sobre França, Itália e Romênia. O fato irônico disso é que o comandante da seleção russa é o holandês Guus Hiddink.
Em um jogo muito disputado, o placar só foi aberto aos 10min do segundo tempo, com um gol da Rússia. Semak recebeu na ponta esquerda e cruzou para a área. Pavlyuchenko se antecipou e tocou no canto direito de Van der Sar.
Quando o placar parecia definido, veio o empate da Holanda. Aos 40min, Sneijder cobrou falta pela ala esquerda e Van Nistelrooy, sem marcação, cabeceou para o fundo das redes, levando o jogo para a prorrogação.
Depois das duas equipes terem desperdiçado chances de marcar, a Rússia voltou a ficar na frente com um gol aos 7min da segunda etapa do tempo extra. Arshavin avançou até a linha de fundo e cruzou. Van der Sar falhou e Torbinski, na segunda trave, concluiu para o fundo das redes.
A Holanda se lançou para frente e deixou sua defesa exposta. Aproveitando-se disso, Arshavin recebeu lateral na área pela direita e bateu cruzado. A bola desviou em Heitinga e passou por baixo das pernas de Van der Sar.
A Rússia agora fica a espera do vencedor de Itália x Espanha, que jogam amanhã, às 15h45 (de Brasília), para saber seu adversário na semifinal da Eurocopa.