O alagoano que quiser curtir o frio, aliado a uma boa programação cultural, já tem destino certo. De 1º a 5 de julho acontece o 5º Festival de Inverno de Água Branca, no Sertão alagoano, que já se tornou uma tradição na região sertaneja. A cada ano, o público aumenta, principalmente pela presença de pessoas de estados vizinhos.
A programação está recheada de atividades, desde trilha ecológica, teatro, apresentação folclórica, exposição e apresentação de músicos alagoanos e de projeção nacional, como Odair José, Alcimar Monteiro e Renato e seus Blue Caps. O festival conta com o apoio do governo do Estado, através da Secretaria de Cultura.
A festividade contará com trilha ecológica nesta quinta-feira, 3, de cinco quilômetros, com destino à Pedra do Vento. Nesse mesmo dia, diversas atrações se apresentam nos palcos armados em vários pontos. Entre eles, grupo de zabumbeiros, Fernando Mendes, banda Limão com Mel, Léo do Acordeon. Além de exposição de trabalhos artesanais, festival gastronômico e uma tenda eletrônica o DJ Nando.
O cantor Alcimar Monteiro, a banda Baby Som e o grupo Básico Feito Samba são as grandes atrações do dia quatro à noite. Mas a festa começa a partir das 8 horas, com a apresentação de mais um grupo de zabumbeiros, exposição de trabalhos da Secretaria de Estado da Assistência Social, teatro de rua, concerto musical com a participação de jovens e adolescentes do município.
Encerrando o evento, uma série de atividades, como grupo de capoeira, banda filarmônica Santa Cecília, reisado, esportes, sanfoneiros, recital de violão e cântico, além das apresentações da banda Time Machine, do cantor Odair José e Renato e seus Blue Caps.
Um público estimado em mais de cinco mil pessoas é esperado pelo prefeito Reinaldo Falcão. Segundo ele, a programação eclética tem cada vez mais atraído moradores de municípios das mais variadas regiões alagoanas e de outros estados. Falcão afirmou que Água Branca está se tornando uma referência durante os meses de junho e julho, oferecendo ao visitante o que há de melhor da cultura local e da culinária.