Começou a contagem regressiva para o fim do período de inscrições da segunda edição do FotoFejal – um concurso de fotografias que culminará com uma exposição fotográfica programada para o dia 5 de agosto, no Museu da Imagem e do Som (Misa).
Este ano o tema do concurso fotográfico é “Bairro de Maceió – Paisagens Culturais”. Sem restrições estéticas, podem ser inscritas imagens produzidas em máquinas digitais ou analógicas, que retratem um olhar poético ou contundente, em cores ou em preto e branco. O último dia para o envio dos trabalhos é 21 de julho.
Para participar é possível inscrever até dois trabalhos, impressos em papel fotográfico, no tamanho 20X30 cm. O ato da inscrição se faz na entrega de um envelope contendo as fotografias, acompanhadas por ficha de inscrição devidamente preenchida, junto com a cópia do regulamento do concurso assinada.
No verso das fotos inscritas, os participantes devem colar etiquetas contendo suas iniciais, número de CPF, título do trabalho, a data e local onde foi feito o registro da imagem. O concurso é aberto aos estudantes do Cesmac e ao público em geral que se dividirão em duas categorias competitivas. Os ganhadores de cada uma delas vão receber R$ 1 mil pelos trabalhos escolhidos pela comissão julgadora a ser definida pela instituição.
Os 20 finalistas do concurso terão seus trabalhos reunidos numa mostra que também exibirá os trabalhos mais marcantes da trajetória artística do fotógrafo alagoano Japson Almeida. A curadoria da exposição está ao encargo do fotógrafo Ricardo Ledo. Os nomes dos autores das fotos premiadas serão divulgados no dia de abertura do evento.
A cada dois anos, O FotoFejal celebra grandes nomes da arte fotográfica alagoana, levando ao público parte da produção desses artistas. Na primeira edição do evento, o Cesmac resgatou a obra do fotógrafo Antenor Pitanga, que retratou a Alagoas do começo do século. Este ano, o artista homenageado será Japson Almeida que, no auge de sua carreira, fotografou a Maceió dos anos 50 e 60.