APL leva desenvolvimento ao São Francisco

O governador Teotonio Vilela Filho participa nesta quarta-feira, 16, em Penedo, do lançamento do Arranjo Produtivo Local (APL) Caminhos do São Francisco, no teatro Sete de Setembro, às 10 horas. O novo APL abre uma nova frente de ações para levar desenvolvimento e inclusão produtiva – com foco no turismo sustentável – à população ribeirinha do Baixo São Francisco.

O novo APL terá uma coordenação conjunta das secretarias do Turismo (Setur) e de Planejamento e do Orçamento (Seplan), e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“O APL Caminhos do São Francisco será focado em áreas de baixo índice de inclusão social e que sofram impactos negativos pelo processo de desenvolvimento. Entre os objetivos propostos estão a diminuição das desigualdades regionais e sociais e o apoio a uma política de governo, no eixo estruturante do turismo”, afirmou o secretario do Planejamento, Sérgio Moreira.

Entre as áreas prioritárias que o novo APL vai atuar estão o agronegócio e desenvolvimento regional, programas pontuais de cultura, cidadania, educação, esporte e inclusão digital. O APL também prevê a divulgação e demarcação dos potenciais econômicos e dos novos caminhos do turismo no Baixo São Francisco, bem como, a promoção de parcerias institucionais com governos municipais, movimentos sociais, organizações não-governamentais e a iniciativa privada.

Para o secretário do Turismo, Virgínio Loureiro, a criação do APL do São Francisco significa o principal instrumento de gestão para incorporar a região ao quadro da oferta turística de Alagoas, diversificando a linha de produtos, uma das principais estratégias desenvolvidas pela Setur, além do aproveitamento do rico e diferenciado potencial turístico da região, como os canyons e a foz do São Francisco.

“O modelo de arranjos produtivos mostram resultados em diversas áreas, inclusive no turismo, como os já em desenvolvimento das Lagoas e Mares do Sul e o da Costa dos Corais. Já o APL de Turismo Caminhos do São Francisco visa à realização de ações em conjunto para o desenvolvimento turístico dos municípios que fazem parte da região,” assinala o secretário Loureiro.

Os dez municípios que serão inseridos no APL são Delmiro Gouveia, Piranhas, Olho d´Água do Casado, Pão de Açúcar, Porto Real do Colégio, Traipú, São Braz, Belo Monte, Penedo e Piaçabuçu.

“O trabalho em torno do novo APL tem uma importância estratégica fundamental para a região do Baixo São Francisco. Inicialmente, nos permite reforçar o processo alagoano de desenvolvimento baseado em pequenas aglomerações produtivas e valorização do imaterial da região. Depois, nos permitirá sedimentar a marca BSF nos níveis local, regional, nacional e internacional. Finalmente, possibilitará um trabalho de desenvolvimento regional em parceria com o Estado de Sergipe”, assinalou o superintendente de Fomento a Estratégias de Desenvolvimento da Seplan, Fábio Leão.

Segundo a diretora de Segmentação de Produtos da Setur e interlocutora da região do São Francisco na secretaria, Jannyne Barbosa, o lançamento do APL Caminhos do São Francisco tem o objetivo de organizar estratégias junto aos atores locais para o fortalecimento do turismo.

“Esse é um grande momento para a região do São Francisco, com a implementação do novo APL, todas as instituições e empresas poderão traçar de uma forma organizada e compartilhada um planejamento em longo prazo para o Baixo São Francisco, que hoje é um dos focos prioritários do governo além de um dos principais produtos turísticos do Estado, com um grande potencial para o desenvolvimento de alguns segmentos como o de ecoturismo e aventura”, ressalta.

A diretora acrescenta que serão realizadas oficinas para a elaboração do planejamento estratégico do APL, que acontecerão nos dias 23 e 24 de julho, em Piranhas, no auditório da Chesf.

LANÇAMENTO DO LIVRO

Durante a solenidade de apresentação do APL Caminhos do São Francisco, será lançado também o álbum fotográfico “Baixo São Francisco — A Costa Doce das Alagoas”, editado pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos. A obra traz 21 fotografias, de sete artistas alagoanos, que retratam a deslumbrante paisagem entrecortada pelo Velho Chico, bem como o cotidiano e a expressão cultural da população ribeirinha.

A obra foi publicada com o objetivo de divulgar os potenciais econômicos, culturais e turísticos da região do Baixo São Francisco de Alagoas. Os autores das fotografias selecionadas são Celso Brandão, Fábio Farias, Gustavo Costa Acioli, Juarez Cavalcanti, Luiz Eduardo Vaz, Luis Castello Branco e Ricardo Ledo.

“O álbum é parte do empenho do Governo do Estado de Alagoas em associar-se aos esforços para diminuir desigualdades regionais e sociais, dando suporte à formação de uma ampla rede de apoio às comunidades locais, com base no desenvolvimento sustentável e integrado, e na busca por novos padrões de justiça social”, assinala Marcos Kummer, diretor-presidente da Companhia de Empreendimentos, Intermediações e Parcerias (Cepal / Diário Oficial).

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário