Assembléia Legislativa retoma atividades na próxima semana

Alagoas24Horas/ArquivoFernando Toledo, presidente da ALE

Fernando Toledo, presidente da ALE

A Assembléia Legislativa do Estado de Alagoas retoma as suas atividades na próxima semana, mais precisamente no dia 5 de agosto. Os deputados estaduais retornam aos trabalhos com dois pontos cruciais a serem resolvidos: o primeiro diz respeito à quarta eleição – somente nesta legislatura – para os cargos vagos da Mesa Diretora. Em seguida, a definição da data para o retorno ao prédio sede, a Casa de Tavares Bastos, no Centro de Maceió.

De acordo com o presidente interino Fernando Toledo (PSDB), existe a possibilidade das atividades serem retomadas na sede do Poder Legislativo no início do mês de agosto. Os trabalhos de reforma, recuperação e ampliação do prédio do Legislativo tiveram início no primeiro semestre do ano passado. Orçada inicialmente em R$ 3,1 milhões, foi necessária a assinatura de um aditivo de aproximadamente R$ 1,5 milhão, justificado pelas alterações no projeto original.

Quanto à eleição da Mesa Diretora, a questão é bem mais complexa. O presidente interino convocou eleições para os cargos de 2°, 3° e 4° secretários. Dos deputados afastados, apenas Cícero Amélio (PMN) e Antônio Albuquerque (sem partido) possuem cadeira na Mesa Diretora. Informações de bastidores dão conta de uma possível renúncia de Amélio ao cargo da Mesa, o que isolaria ainda mais Albuquerque. Um bloco formado por alguns suplentes deve tentar a destituição do presidente afastado.

A nova eleição se dá pro conta da renúncia dos deputados Nelito Gomes de Barros (PMN), Maurício Tavares (PTB) e Edival Gaia Filho (PSDB). A eleição está marcada para o dia 7 de agosto, quando ocorrerá de forma secreta e isolada, ou seja, por cargo. As candidaturas podem ser registradas até as 13 horas do dia da eleição.

Veja Mais

Deixe um comentário