Do JC OnLine
Pernambuco registra o aparecimento de mais dois pingüins da espécie Magalhães. As aves foram encontradas nesta sexta-feira (1) na Ilha de Itamaracá, Litoral Norte, e neste sábado (2) em Porto de Galinhas, Litoral Sul. Bastante debilitado, um dos pingüins foi encontrado já morto por moradores de Porto. O animal será encaminhado para o Centro Especializado em Aves, localizado na Paraíba.
O outro pingüim foi levado para o Projeto Peixe Boi, em Itamaracá, onde está em observação. Segundo a veterinária Fernanda Niemeyer, a ave está sendo hidratada e alimentada através de sonda, além de medicada com antibióticos. Ainda não se sabe para onde o pingüim será encaminhado após a sua reabilitação.
No último sábado (26), outro pingüim-de-magalhães foi encontrado também na Ilha de Itamaracá. Após 12h sob os cuidados dos técnicos do Projeto Peixe Boi, a ave não resistiu e faleceu. Outro registro do aparecimento deste animal em Pernambuco foi em agosto de 1999, também na Ilha de Itamaracá. O animal é de origem sul-americana e vive predominantemente em águas temperadas. Eles são encontrados com mais freqüência nas costas do Chile e da Argentina. Durante o inverno, eles costumam migrar até o Rio Grande do Sul, em busca de alimento. Alguns se dispersam e chegam ao Rio de Janeiro, outros vão mais além chegando até o Nordeste do País, trazidos pelas correntezas frias.