O Ministério da Educação, através da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), realiza esta semana, de 19 a 21 de agosto, o II Seminário Internacional de Avaliação da Educação Superior. O seminário acontecerá no Hotel Nacional, em Brasília. Autoridades e pesquisadores em educação da América do Sul e Europa estarão reunidos para discutir sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado em 2004.
A Ufal estará representada neste evento pela pró-reitora de Graduação, Graça Tavares e pela professora Maria Antonieta Oliveira que presta consultoria para assuntos de avaliação institucional dos cursos de graduação. Na programação do evento estão incluídas conferências, mesas-redondas e grupos de trabalho. Esses últimos farão abordagem sobre quatro temas: auto-avaliação, avaliação externa das instituições, avaliação dos cursos e Exame Nacional de Avaliação de Desempenho de Estudantes (Enade).
Na sessão nacional, irão participar do Seminário autoridades do Ministério da Educação, do INEP, da CAPES, do Conselho Nacional de Educação, residentes dos Conselhos Estaduais de Educação, representantes de Associações das Instituições de Ensino Superior, representantes de alunos, de professores e de funcionários dessas instituições.
Já na sessão internacional, estarão presentes representantes do International Network for Quality Assurance Agencies in Higher Education – INQAAHE, do European Association for Quality Assurance in Higher Education – ENQA, da Red Iberoamericana para la Acreditación de la Calidad de la Educación Superior – RIACES, juntamente com representantes dos países do UNASUL e do MERCOSUL. Os debates internacionais têm por objetivo avaliar os impactos dos sistemas internacionais na avaliação da Educação Superior.
Outras informações sobre inscrições e programação do II Seminário Internacional de Avaliação da Educação Superior podem ser encontradas no site http://portal.mec.gov.br/conaes.