A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas, será palco na tarde de hoje, às 15h, da abertura do tradicional “Grito dos Excluídos”. O encontro, que reúne políticos, religiosos, lideranças comunitárias, representantes de sindicatos, movimentos sociais e da sociedade civil, discute os Direitos Humanos dos alagoanos que vivem na exclusão.
O tema do evento é “A Vida em Primeiro Lugar – Direitos e Participação Popular”. No evento, as discussões transcorrerão sobre o motivo de os direitos humanos serem desrespeitados, avaliando o cenário atual de Alagoas e também de todo o Brasil. Além desse assunto, haverá outra discussão em relação à exclusão social.
A manifestação é uma iniciativa da Igreja Católica e contará com a participação do arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandez e do presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/AL, Gilberto Irineu.
A grande caminhada da 14ª edição do Grito dos Excluídos percorre as ruas do Centro de Maceió, no dia 5 de setembro. A concentração está marcada para as 8h, na Praça Marechal Deodoro.
Programação:
* Dia 30/08 – às 14h, (Ouvir dos gritos) a comunidade do Bom Parto irá se encontrar no Colégio Pe Brandão de Lima para falar com as autoridades sobre os problemas da região.
* Dia 31/08 – às 9h, (Intensificar o trabalho de base) Encontro arquidiocesano de catequistas no Colégio Nossa Senhora do Amparo, no Farol.
* Dia 02/09 – Controle Social e Popular
* Dia 03/09 – às 14h, auditório da Livraria Paulinas, Centro: Projeto Popular, Poder Popular
* Dia 04/09 – Soberania Nacional
* Dia 05/09 – Caminhada do 14° Grito dos Excluídos, no Centro de Maceió.