A Mostra Itinerante de Artes Visuais traz, no próximo dia 15, à Galeria SESC, SESC Centro, a irreverente exposição de arte contemporânea Uma Gentil Invenção. A atitude contemporânea presente na reunião de 19 trabalhos da galeria A Gentil Carioca (RJ) foi o critério para seleção e aquisição das obras pelo SESC Nacional para integrar o ArtSesc – Circuito de Artes Visuais. A exposição será aberta às 20h e permanece aberta à visitação até o dia 04 de outubro (das 09h às 18h). A entrada é franca.
A exposição Uma Gentil Invenção apresenta um acervo de objetos, vídeos, esculturas, serigrafias, costumes, desenhos e fotografias, somados a estímulos sensoriais, vivências, histórias coletivas e particulares. Um verdadeiro laboratório de percepções onde, a partir do acervo, destaca-se a sensação do público quanto às obras e respectivos processos que se mesclam aos espectadores e suas trajetórias de vida. O entrelaçamento verificado entre os trabalhos da mostra expande-se para a apreensão dos visitantes, em meio à exposição.
O acervo da exposição apresenta um misto de objetos e idéias, onde vestimentas podem ser pensadas como esculturas, como também ser colocadas dentro do armário, como propõe a artista Laura Lima. Uma Gentil Invenção conta também com um pequeno livro produzido pelo artista Carlos Contente, um desenho que é uma brincadeira da releitura de Mondrian.
Já o artista Ernesto Neto trabalha com questões espaciais, de equilíbrio, relacionadas à arquitetura e à engenharia. Ele considera a escultura algo que se possa andar em torno, e a instalação, algo na qual se penetra. Dentre os inúmeros objetos atrativos da exposição, destaca-se também os psicodramas do artista Ricardo Basbaum, que iniciou este trabalho em 1994, na Inglaterra, trazendo a proposta para o Brasil, ao criar situações de construções de grupos.