A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas, e o Comitê 9840 estão coletando, no calçadão do Comércio, assinaturas para a criação do projeto de lei de iniciativa popular para “barrar os candidatos fichas sujas” nas próximas eleições. Para preencher o formulário do projeto de lei é necessário o título eleitoral. A campanha que é de caráter nacional pretende coletar mais de 1,3 milhão de assinaturas para a criação do Projeto de Lei de Iniciativa Popular sobre a vida pregressa dos candidatos.
Além da tenda montada no calçadão do comércio, a OAB/AL está disponibilizando outros pontos de coleta de assinaturas como na própria sede da entidade, em faculdades, órgãos públicos e outros locais de Maceió. A Igreja Católica de Maceió também está participando da campanha para criação do projeto de lei contra os candidatos fichas sujas.
O presidente da Comissão de Combate à Corrupção Eleitoral da OAB/AL disse que até agora foram coletadas em todo Brasil mais de 200 mil assinaturas. “São necessárias 1,3 milhão de assinaturas para que a proposta seja encaminhada ao Congresso Nacional para análise”, disse Paulo Brêda.
O representante do Comitê 9840, Antônio Fernando da Silva, o Fernando CPI, espera que em 2010 todos os políticos estejam mais comprometidos com a democracia.