O Batalhão de Polícia Ambiental apreendeu na tarde desta sexta-feira, 12, na propriedade de um indivíduo identificado como Francisco Bernado, no município de Branquinha, dois estéreos de madeira nativa adquiridos sem autorização e um jacaré-de-papo-amarelo, espécie em extinção, encontrado em um cativeiro da propriedade.
Os policiais chegaram ao acusado através de denúncia realizada através do disk denúncia do Batalhão Ambiental. “Realizamos algumas investigações e em seguida preparamos a operação de captura do infrator e apreensão do animal e da madeira, ambos em extinção”, contou o aspirante Anderson, oficial de operações do BPA.
Francisco Bernardo, que já foi autuado por desmatamento ilegal e porte ilegal de arma, foi encaminhado à Delegacia Regional de União dos Palmares, onde foi realizada a lavratura do flagrante. O infrator será penalizado, de acordo com a legislação ambiental, com duas multas no valor de R$ 5 mil pela captura do animal silvestre e R$ 600 pela aquisição de madeira de lei, sem autorização prévia.
A madeira e o animal apreendidos foram encaminhados para o IBAMA. O telefone do Disque Denúncia do Batalhão Ambiental é o 3315-4325.