A Semana Nacional de Trânsito deste ano será realizada entre os dias 18 e 25 de setembro, mas a abertura oficial em Alagoas já começa nesta quarta-feira (17), a partir das 8h, no auditório do Palácio República dos Palmares. O tema deste ano é “A Criança no Trânsito”.

Durante a abertura, na quarta-feira, serão distribuídas cartilhas e outros materiais educativos, e serão realizadas palestras para professores das redes pública e privada, que contarão com o apoio de técnicos de órgãos de trânsito para multiplicar, entre os estudantes e seus pais, a educação para reduzir a violência no trânsito em Alagoas.

No decorrer da semana, no interior do shopping Iguatemi, instrutores do Detran, BPTran e de fabricantes de equipamentos farão demonstrações práticas e transmitirão orientações ao público sobre como transportar corretamente crianças no banco traseiro do veículo, além da distribuição de panfletos educativos.

Três tipos de dispositivos de retenção de crianças no banco traseiro estarão sendo demonstrados, dentro de um veículo colocado num dos espaços internos do shopping: o bebê-conforto, a cadeirinha e o assento de elevação, com as respectivas recomendações de uso conforme a idade da criança.

E sendo a segurança da criança no trânsito o tema da campanha deste ano, um grupo de técnicos em educação no trânsito do Detran-AL percorrerá escolas públicas e privadas realizando palestras educativas e distribuindo impressos para estudantes e seus pais.

Estatísticas

Entre janeiro e maio de 2008, o Departamento de Estatística do Detran registrou 476 acidentes; desses, seis envolveram crianças entre idades de zero a 12 anos. No ano passado dos 1.321 acidentes registrados, 53 envolveram crianças da mesma faixa etária.

Segundo Walkíria Amorim, gerente de Serviço de Educação para o Trânsito do órgão, o número de acidentes envolvendo crianças em Alagoas ainda é considerado pequeno, se comparado à realidade de grandes capitais. Mas ela destaca a necessidade de intensificar as ações preventivas para que Alagoas não avance nas estatísticas.

Walkíria explica que medidas de segurança como conduzir crianças de até 10 anos de idade no banco traseiro e a escolha correta do dispositivo de retenção no transporte dos menores podem reduzir a gravidade das lesões e diminuir o número de óbitos em acidentes de trânsito.

As últimas estatísticas do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) apontam que, em 2006, 21.199 crianças de 0 a 12 anos foram vítimas de acidentes de trânsito, sendo que, desse total, 818 foram vítimas fatais.

Dados do Ministério da Saúde revelam que em 2004 morreram 2.427 crianças com até 14 anos, vítimas de acidentes de trânsito.

Veja Mais

Deixe um comentário