Após a cassação dos mandatos dos vereadores por Maceió Fátima Santiago (PP), George Sanguinetti (PV) e Dudu Hollanda (PMN), pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), na tarde desta quarta-feira, dia 1º de outubro, por infidelidade partidária, a justiça eleitoral determinou que os suplentes devem ser empossados em até dez dias.
Os suplentes, Carlos Wlliams dos Santos Tenório – que já ocupa a vaga aberta pela licença de Dudu Hollanda-, Marcos Paulo Barbosa Moreira e Jonatas José Oliveira Omena poderiam ser empossados em até 30 dias, segundo o regimento interno da Câmara de Vereadores de Maceió, mas por determinação da Justiça terão a posse antecipada.
Os novos vereadores cumprirão os mandatos até 1º de janeiro de 2009, quando os novos vereadores deverão tomar posse. Após a decisão do Pleno, o presidente do TRE/AL, desembargador Estácio Gama esclareceu que os vereadores que tiveram os seus mandatos cassados não conseguiram justificar a mudança da sigla partidária após o prazo estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas que podem ser candidatos e votados.
O advogado dos vereadores cassados, Fábio Ferrário, anunciou após a sessão do Pleno que irá entrar com recurso no TRE e no TSE, questionado a cassação dos mandatos.