Comunicação dos TCs buscam nivelamento

Profissionais de comunicação de Tribunais de Contas de todo o Brasil estiverem reunidos nos dias 2 e 3 deste mês, em Belém (PA), durante o II Encontro Técnico IRB/Promoex, com o tema Comunicação e Relações Institucionais, em busca de uma maior integração, visando melhorar a qualidade na coleta e divulgação de informações relativas aos órgãos fiscalizadores de contas. Na abertura, o presidente do TCE-PA, conselheiro Fernando Coutinho Jorge, lembrou os resultados de recentes pesquisas realizadas pela Fundação Getúlio Vargas e pela FIA/USP, que detectaram que grande parte dos jurisdicionados dos TCs não sabe o que é o tribunal de contas e que a maioria da população brasileira sequer sabe da sua existência.

De acordo com o conselheiro do TCE-SC, Salomão Ribas Júnior, presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), um dos promotores do evento, o encontro busca também um nivelamento das estruturas de comunicação dos TCs por meio do Programa de Modernização do Controle Externo dos Estados, Distrito Federal e Municípios (Promoex). "O programa é abrangente, complexo e ambicioso. É uma tentativa de buscar a integração de esforços para melhorar a qualidade da fiscalização e da divulgação dos tribunais", disse.

Para o conselheiro Luiz Sérgio Gadelha (TCM-CE), o Promoex é um marco na história dos TCs, pois possibilita o intercâmbio de informações entre técnicos com diferentes experiências profissionais. Gadelha defendeu a estruturação de uma equipe, junto ao IRB, para a manutenção do portal e rede dos TCs na internet (www.controlepublico.org.br), recentemente lançado.

Estrutura

O coordenador do grupo de Comunicação Institucional (GCI) do Promoex, Eduardo Montenegro (TCE-PE), apresentou os resultados de um levantamento de dados que foi feito sobre as estruturas de comunicação nos TCs. A principal conclusão é de que há um enorme desnivelamento, problema que deverá ser um dos enfoques do GCI. Também participou a diretora nacional do Promoex, Heloísa Garcia (Ministério do Planejamento), que demonstrou a necessidade de reavaliação do programa no que se refere aos produtos de comunicação.

Também presente no encontro, o secretário de Comunicação do Estado do Pará, Fábio Fonseca de Castro, falou sobre Comunicação e Emancipação Social, mostrando a experiência na criação da Secom naquele Estado. O evento reuniu mais de 80 técnicos, entre profissionais de comunicação interna, comunicação externa, relações institucionais e das unidades executoras locais do Promoex de Tribunais de contas de 20 estados brasileiros e dois técnicos do Tribunal de Contas de Moçambique.O TC-AL foi representado pelo coordenador de Comunicação Social, Valtenor Leôncio.

Fonte: TC-AL

Veja Mais

Deixe um comentário